Para quem já vive na Irlanda há algum tempo, essa coisa de fuso horário já opera quase que no automático, mas para os recém-chegados, essa dança na diferença de horário entre Irlanda e Brasil pode dar um nó na cabeça. E já que amanhã, 31 de março de 2019, os relógios na Irlanda adiantam 1h, iniciando assim, o Daylight Savings, o nosso famoso horário de verão, vamos explicar neste texto, quando as mudanças ocorrem ao longo do ano.
Então vamos começar pelo momento atual. Enquanto as águas de março estão jorrando no Brasil, aqui na Irlanda as temperaturas começam a aumentar com a chegada da primavera, com isso, é hora de aproveitar os dias mais longos, e uma das estratégias para aproveitar os dias claros é aumentar uma hora no ponteiro do relógio. Neste período do ano, a diferença entre a Irlanda e o Brasil é de 4h, e será assim até o final de outubro.
E nesse vai e vem dos ponteiros do relógio, adivinha? O daylight time na Irlanda chega ao fim no último domingo de outubro quando se atrasa o relógio em 1 hora. Fazendo com que o horário irlandês volte a apenas 3 horas de diferença comparando com o Brasil. Mas isso dura bem pouco.
Este ano, o horário de verão no Brasil começa dia 3 de novembro, e por isso às 0:00h adianta-se os ponteiros dos relógios em 1 hora. Ou seja, o Brasil fica uma hora mais próximo do horário irlandês. Com a diferença o fuso horário cai para 2 horas.
Praticamente a diferença de 2h segue até fevereiro do próximo ano, quando começa tudo novamente. Então em suma, durante o ano, teremos 3 diferenças de fusos entre os dois países.
Vale lembrar que no Brasil apenas dez estados brasileiros, mais o Distrito Federal participam do horário de verão. São eles: a região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro) e Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), além do estado do Tocantins (Norte).
Confuso não? Mas no final das contas, você acaba se acostumando a essa brincadeira de adiantar e atrasar os relógios sem grandes traumas e além do mais a gente sempre vem aqui para te alertar sobre a próxima mudança.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…