Embora nem tudo seja um conto de fadas para os não europeus, como já sabemos, a Irlanda ainda é um destino aberto a estudantes de outras nacionalidades. Uma das principais estratégias 2016-2020 do governo irlandês, é aumentar o número de estudantes internacionais matriculados em cursos de graduação.
E, além de estar aberta a novos talentos, quando o assunto são as universidades irlandesas, definitivamente, isso não se resume à capital Dublin. Galway, no interior da Irlanda, tem se destacado em diversos aspectos e atraído estudantes do mundo inteiro. Segundo o ranking Top Universities, por exemplo, a National University of Ireland é um das que tem melhorando ano pós ano a sua posição no ranking, com mais de 17 mil estudantes.
Antes de se empolgar com Galway como destino universitário, é preciso lembrar também da importância do exame de proficiência. O IELTS (Sistema internacional de testes de língua inglesa é aceito por mais de 10.000 organizações em todo o mundo, incluindo escolas, universidades, autoridades de imigração, empregadores e órgãos profissionais.
Com o exame atualizado nas mãos, já que ele tem validade de apenas dois anos, é hora de examinar as opções em Galway e também as áreas de destaque em cada uma das instituições.
National University of Ireland Galway – NUIG
NUIG – A National University of Ireland Galway é uma universidade premiada com 5 estrelas pelo Sistema de Classificação QS – que avalia o ranking das melhores instituições ao redor do mundo, considerada um dos principais centros acadêmicos da Irlanda, com mais de 17 mil estudantes. A NUIG tem ótima reputação sobre seus cursos e pesquisas acadêmicas, com destaques para os cursos que vão de Artes a Engenharia, em todos os níveis, da graduação à pós-graduação.
No setor das Artes a NUIG tem oportunidades para brasileiros com destaques para Arte e Design, Literatura, Escrita Criativa, Dança, Drama e Teatro, entre outros. A faculdade de Artes Uversity surgiu de uma parceria entre 24 das melhores instituições de ensino superior da Irlanda (entre elas a NUIG) e, embora o valor do mestrado seja de 20 mil euros por ano, a instituição oferece bolsas parciais e integrais para alunos brasileiros de destaque.
O presidente da Irlanda, Michael D. Higgins estudou na NUIG. Há mais dois campus da NUI além de Galway: em Cork e Belfast.
GMIT – Galway- Mayo Institute of Technlogy
A origem do GMIT está relacionada à intenção de ampliar as oportunidades nas áreas técnicas, visto que até década de 1970 a predominância na Irlanda era para o viés mais acadêmico nas instituições. Os primeiros estudantes ingressaram no GMIT em 1972 iniciando uma nova era na história da Educação irlandesa. Segundo o Mulcahy Report , trata-se da Escola Técnica Superior fora de Dublin que melhor prepara os profissionais para a gestão de serviços e treinamento para a indústria hoteleira, em constante expansão na Irlanda.
O Galway Technical Institute é considerado um dos líderes em Educação Superior na Irlanda, proporcionando QQI Level 5 e 6 , um alto nível de certificação para mais de 1,3 mil alunos todos os anos. Nesta instituição, os cursos são projetados para a inserção do profissional no mercado de trabalho com a bagagem de uma educação de qualidade. A ênfase é dada para o lado prático da vida dos estudantes. O campus é todo idealizado para que o aluno aprenda fazendo em laboratórios desenhados para as áreas específicas. A instituição também promove a ida de estudantes para diversos países para treinamentos e desenvolvimento de habilidades específicas.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…