Golpe da troca de malas no aeroporto: como se precaver?

Golpe da troca de malas no aeroporto: como se precaver?

Rubinho Vitti

2 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Você já ouviu falar sobre o golpe da troca de malas em aeroportos?

Imagine a seguinte situação: você está esperando por sua bagagem no aeroporto depois de um longo voo. Finalmente, a esteira começa a se mover e você vê sua mala se aproximando.

De repente, alguém esbarra em você e, no meio da confusão, sua mala é trocada. Ou então, os próprios funcionários do aeroporto fazem a troca na hora de embarcar as bagagens e você acaba pegando uma mala idêntica à sua, mas que não a sua de verdade, mas de traficantes de droga, por exemplo.

Infelizmente, isso é mais comum do que se imagina.

O golpe da troca de malas em aeroporto é uma prática criminosa que pode deixar muitos viajantes com grandes prejuízos.

Em março deste ano, um casal de brasileiras foi preso na Alemanha após sofrer o golpe da troca de malas e desembarcar no aeroporto com 40kg de cocaína em suas bagagens.

Por isso, é fundamental estar atento e seguir algumas dicas para evitar que isso aconteça com você.

10 dicas para se proteger contra o golpe da troca de malas

Para proteger sua mala de golpes em aeroportos, é essencial identificar a mala com etiquetas, fitas, entre outras formas para personalizar o máximo possível a bagagem.

Quer saber como evitar o golpe da troca de malas? Confira abaixo algumas dicas essenciais para se proteger em aeroportos.

  1. Identifique sua bagagem: coloque etiquetas personalizadas, fitas coloridas ou adesivos exclusivos na sua mala. Assim, ela será facilmente identificável, o que dificulta que outra pessoa pegue-a por engano.
  2. Tire fotos da sua bagagem: antes de despachar a mala, tire fotos dela, incluindo detalhes como marcas e arranhões. Isso ajudará a provar que a mala é sua caso precise reivindicá-la.
  3. Proteja sua mala com lacre: compre lacres para fechar sua mala e certifique-se de que eles não sejam violados ao chegar ao destino. É possível comprar lacres na própria loja do aeroporto ou em lojas de viagem.
  4. Use cadeados de qualidade: cadeados baratos são fáceis de serem quebrados pelos ladrões. Investir em um cadeado de qualidade é uma ótima opção.
  5. Evite deixar sua mala desacompanhada: mesmo que seja por alguns minutos, evite deixar sua mala sozinha em qualquer lugar. Sempre que precisar sair para ir ao banheiro ou comprar algo, leve sua mala com você.
  6. Não aceite ajuda de estranhos: evite aceitar ajuda de desconhecidos, especialmente se eles oferecerem ajuda para carregar sua mala. Eles podem estar tentando distraí-lo para roubar sua mala.
  7. Fique atento ao desembarcar: preste atenção na esteira de bagagem e certifique-se de que está pegando a mala certa. Além disso, fique de olho em quem está ao seu redor para evitar qualquer tipo de furto.
  8. Verifique sua mala assim que pegá-la: Se houver algum problema, como uma mala quebrada ou um item faltando, informe imediatamente o balcão da companhia aérea.
  9. Fique de olho nos seus pertences: incluindo bolsas, carteiras, documentos e eletrônicos. Esses itens podem ser roubados enquanto você está distraído com sua mala.
  10. Denuncie qualquer atividade suspeita: se você notar algo suspeito, como pessoas tentando mexer em malas que não são delas ou alguém seguindo você de perto, denuncie imediatamente à segurança

Vai viajar, não tem mala de viagem e também não quer gastar comprando uma nova? Já pensou em alugar? Sim, esse serviço existe e é super prático. Conheça mais!

O caso do golpe da troca de malas contra brasileiras na Alemanha

Golpe de troca de malas muitas vezes é aplicado pelos próprios funcionários do aeroporto.

O casal de brasileiras Jeanne Paollini e Kátyna Baía foram presas em Frankfurt, na Alemanha, sob acusações de tráfico internacional de drogas. Elas ficaram detidas em uma penitenciária feminina de 5 de março a 11 de abril.

De acordo com as câmeras de segurança do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, funcionários do aeroporto trocaram etiquetas de bagagem para que o casal pegasse sem querer as malas trocadas com 40 quilos de cocaína em Frankfurt.

Quando Baia e Paolini chegaram na cidade alemã a polícia fez a prisão. Enquanto não houvessem provas de que elas eram inocentes, mesmo com a Polícia Federal brasileira investigando o caso de contrabando de drogas no aeroporto, elas ficaram detidas.

Baia e Paolini relataram as más condições na prisão, como falta de agasalho e alimentação regulada.

As provas brasileiras foram transmitidas à polícia alemã para inocentar Baia e Paolini, mas o sistema de aplicação da lei alemão e o sistema de justiça não se comunicaram adequadamente, deixando as duas presas por quase trinta dias.

Quer mais dicas de viagem

Você pode começar o próximo passo do seu planejamento de intercâmbio pelo mundo.  Que tal continuar pesquisando sobre essa ideia?  Encontre dicas ótimas no nosso guia especial para vários países do mundo.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.

O edublin tem ótimas opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Quanto custa e como pagar por um intercâmbio


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email