O Golpista do Tinder é um dos documentários que mais chamou a atenção dos usuários da Netflix nos últimos tempos. Ele tem feito as pessoas abrirem mais os olhos para golpes que ocorrem em redes sociais e aplicativos de paquera.
No longa, três mulheres narram como foram enganadas por um homem que se dizia milionário, mas que extorquiu milhares de dólares de suas vítimas.
Na Irlanda, um levantamento mostrou que os golpes não são tão incomuns assim e têm aumentado. Segundo a Gardaí, polícia irlandesa, houve um aumento de 86% no número de vítimas deste tipo de ação criminosa online em 2021, os chamados “romance scams”.
Além disso, mais de 70% das vítimas são mulheres, que acabam sendo seduzidas e acreditam em desculpas que o criminoso sugere como emergências médicas, problemas familiares ou a compra de passagens aéreas para que os dois possam se ver — o que nunca acontece.
Para ajudar a evitar cair em golpes, a Gardaí lançou uma lista de atitudes que as pessoas podem tomar (leia mais abaixo).
Uma irlandesa de 65 anos se envolveu em um relacionamento online e perdeu € 35.000. Ela entrou em contato com a polícia irlandesa para relatar o golpe.
Durante o “namoro”, a irlandesa disse que foi convencida a comprar cartões-presente (stream cards), além de transferir dinheiro para várias contas na Malásia.
De acordo com a Garda, outro caso envolve um golpista que foi considerado culpado no Oeste da Irlanda por extorquir € 19.000 de outra vítima durante um período de cinco meses após conhecê-la por meio de um site de namoro.
“A Garda Síochána trabalha em estreita colaboração com a Europol para interromper as atividades de golpistas românticos, particularmente gangues de crime organizado que se envolvem nesse tipo de criminalidade. Os sites de namoro são frequentemente monitorados quanto à criminalidade”, diz o site da organização.
A Gardaí está aconselhando as pessoas a tomarem cuidado com os golpes em aplicativos como o Tinder ou nas redes sociais. Muitas pessoas usam essas plataformas para extorquir dinheiro das vítimas de várias formas, se passando por outra pessoa.
A ideia é que a vítima seja convencida de que o criminoso é um “par perfeito” para ela. O perfil falso é construído justamente para isso. Durante a conversa, o objetivo do criminoso é ganhar a confiança da vítima até que ela acredite em vários tipos de desculpas para enviar dinheiro ao golpista.
A Gardaí explica que a quantidade de dinheiro solicitada no começo é, geralmente, pequena, mas aumenta à medida que o golpista se torna mais bem-sucedido em construir o ‘relacionamento’ e enganar a vítima.
Se você acredita que foi vítima de um golpe de romance, ou acha que sua identidade ou informações pessoais foram comprometidas, entre em contato com a polícia. No caso da Irlanda, é possível fazer boletim de ocorrência em qualquer Estação Garda.
Veja vídeo da detetive Catharina Gunne sobre golpes online:
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…