Parece que a novela nunca vai acabar. Imigrantes que precisam desesperadamente fazer um agendamento para emissão de vistos na Irlanda ainda têm encontrado dificuldade de agendar uma visita ao Irish Naturalisation and Immigration Service (INIS).
Apesar do agendamento ser gratuito, com a falta de vagas, eles acabam pagando para oportunistas, que vendem, ilegalmente, horários agendados por meio de robôs.
Com as permissões de imigração automáticas chegando ao fim em 20 de setembro, haverá um aumento na procura por atendimentos presenciais e, consequentemente, a ação dos golpistas vai se intensificar, afetando, principalmente, quem precisa tirar o visto pela primeira vez.
Vamos explicar essa situação!
Os golpistas conseguem ocupar os horários vagos na agenda do INIS por meio de “bots” (ou web robots), softwares que simulam ações humanas na internet. Isso facilita o agendamento de forma muito mais rápida de quem tenta manualmente.
Assim, eles vendem pela internet um serviço que na Irlanda é gratuito, prometendo ao imigrante um agendamento rápido e sem espera.
Leia também: Irlanda lança novo site de imigração com informações centralizadas sobre visto
O edublin noticiou há três anos o esquema, que foi destaque na imprensa irlandesa naquela época, destacando como agem essas pessoas por meio de páginas em redes sociais, além de colher depoimentos de quem já caiu nesse golpe por puro desespero em conseguir uma vaga no atendimento na imigração.
Naquela época, o Departamento de Justiça prometeu um sistema mais eficaz, que entraria em funcionamento em 2019. Estamos em 2021 e, aparentemente, nada mudou.
Segundo destacou nesta semana o jornal The Independent Ireland, o governo irlandês admitiu que agentes não regulamentados e terceiros continuam a fornecer serviços de agendamento de horários em troca de pagamento.
O Immigrant Council of Ireland (Conselho de Imigrantes da Irlanda) afirmou que tem levantado a questão com o Departamento de Justiça repetidamente nos últimos anos e continuará até que o assunto seja resolvido.
“Simpatizamos com a frustração e ansiedade que esta situação causa a tantos migrantes”, publicou o conselho em sua página no Facebook.
Segundo o Departamento de Justiça informou ao The Independent, um novo sistema de nomeação e agendamento irá “agilizar e melhorar ainda mais o processo de registo” e deverá entrar em vigor “no próximo mês ou depois”.
Vamos aguardar!
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…