O governo irlandês alertou para possíveis golpes contra pessoas beneficiadas pelo auxílio emergencial. Os golpistas entram em contato por meio de cartas, mensagens de texto, e-mails e outros meios de comunicação com o objetivo de enganar e conseguir tirar dinheiro das vítimas.
Os dados dos beneficiados foram vazados após um ataque de hackers ao sistema do governo irlandês. Com nome, número de PPS (Personal Public Number), endereço e outras informações, os golpistas conseguem identificar quem recebe o Pandemic Unemployment Payment (PUP) e enviar mensagens enganosas a estas pessoas.
O edublin teve acesso a alguns tipos de cartas (veja abaixo) enviadas por esses criminosos a pessoas que estão recebendo o auxílio. Eles afirmam que estas pessoas estão em débito com o governo e precisam pagar taxas.
Em outras, eles pedem dados bancários como forma de atualizar o sistema para continuar recebendo o benefício.
Leia também: Auxílio emergencial na Irlanda: teste antígeno servirá como prova para benefício
O governo irlandês afirmou que está situado sobre as ligações, mensagens de texto e outros tipos de comunicação usados pelos golpistas para atingir os usuários do sistema Welfare.
“Nossos funcionários nunca vão pedir para você detalhes bancários se eles precisarem ligar para o seu telefone e nós nunca procuramos por informações via mensagens de texto”, diz o comunicado.
O Departamento de Proteção Social ainda informa que, se houver tentativa de contato, o usuário não deve interagir com os golpistas nem compartilhar quaisquer informações. Desligue o telefone, delete o e-mail e o SMS.
Porém, se o usuário já tiver enviado algum tipo de informação a pessoas que desconfie ser golpistas, ele deve entrar em contato com a Garda imediatamente.
Os sites oficiais do departamento são www.MyWelfare.ie e www.gov.ie/dsp.
O site do Welfare, inclusive, tem um protocolo em português para explicar detalhes de como não cair em golpes.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…