O primeiro ministro irlandês Leo Varadkar anunciou na última semana o aumento de 30 centavos por hora no salário mínimo irlandês, passando de 9,25 para 9,55 euros. A medida entra em vigor em janeiEro de 2018 e deve beneficiar mais de 150 mil trabalhadores em todo o país. Com isso, quem trabalha período integral terá em média 12 euros a mais no bolso por semana.
Este é o quarto aumento do salário mínimo irlandês desde 2011. Apesar de considerado modesto, está além do índice de inflação do país. De acordo com o primeiro ministro, esse é mais um passo em direção ao programa do governo que prevê um salário mínimo de 10,50 euros por hora na Irlanda nos próximos anos.
Apesar da boa notícia do aumento do salário mínimo, o custo de vida na Irlanda continua a subir. De acordo com um levantamento realizado pela organização The Living Wage Technical Group, o salário mínimo irlandês ideal deveria ser de 11,70 euros por hora. Um dos motivos para isso é a crise relacionada à baixa oferta de moradias, o que resulta em aluguéis exorbitantemente caros.
Segundo o grupo, com um salário mínimo maior, os trabalhadores consequentemente têm a oportunidade de usufruir de um nível de qualidade de vida melhor. Afinal, quando se ganha menos do que o custo de vida de um país, no final do mês as contas não batem. Com isso, as pessoas se veem sempre forçadas a fazer sacrifícios financeiros.
E por falar em moradia, de acordo com o jornal The Irish Times, o preço das casas e aluguéis na Irlanda deve continuar a crescer nos próximos 10 anos. Para se ter uma ideia, atualmente os gastos com aluguel em grandes cidades do país, como Dublin, por exemplo, pode chegar a 60% do salário de uma família. Como alternativa, muitas pessoas estão se mudando para cidades menores ou para regiões mais afastadas do centro de Dublin, onde os preços dos aluguéis ainda são menores.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Residential Tenancies Board, os aluguéis mais caros do país estão em Dublin, nos bairros de Stillorgan, Dundrum, Sandyford, Rathfarnham e Blackrock, onde os preços podem chegar a mais de 2 mil euros por mês por uma casa ou apartamento.
Por outro lado, segundo a pesquisa, os aluguéis mais baixos estão nos condados de Donegal, Roscommon e Leitrim. Sendo Glenties, no condado de Donegal, a cidade com o aluguel mais barato do país possui o custo médio mensal de 337 euros. A pesquisa também estabeleceu que o preço médio do aluguel no país é de 986 euros mensais.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…