O governo irlandês tenta desmentir algumas “fake news” atribuídas ao HSE (Health Service Executive), serviço de saúde pública, que têm viralizado na internet desde o início do ano.
Fotos de banners indicados como propriedade do HSE estão sendo enviados por Whatsapp e gerando desinformação a respeito da vacinação.
Uma dessas “fake news” vem sendo distribuída desde pelo menos fevereiro de 2021, mas ainda causa danos de desinformação.
Uma imagem de um banner, supostamente atribuído ao HSE, mostra uma mensagem de que, entre as reações ao tomar uma vacina contra a Covid-19 está a morte súbita, além de ciclo menstrual irregular e paradas cardíacas.
O “fact check” do site português Observador mostrou prints da mensagem sendo distribuída em português e entrou em contato com o governo da Irlanda para esclarecer o fato. O HSE respondeu ao jornal que “a informação não foi publicada pelo organismo e é falsa”, esclarecendo que todas as informações reais e oficiais são divulgadas pelo site www.hse.ie.
Ou seja, morte súbita, ciclo menstrual irregular e parada cardíaca não são reações possíveis provocadas por uma vacina contra a Covid-19.
Outra “fake news” atribuída ao governo irlandês diz que todas as pessoas precisam tomar a terceira dose (“booster”) de uma vacina contra a Covid-19 ou então perderá privilégios como o Covid Certificate (certificado da Covid).
O HSE confirmou que a imagem do pôster, que contém logotipos oficiais do governo, é falsa.
Apesar de falsa, a imagem segue sendo compartilhada pela internet.
ATENÇÃO: informações oficiais sobre a vacina podem ser encontradas no site do governo irlandês. Clique aqui!
A Irlanda enfrentará sua primeira onda de frio significativa da temporada a partir desta semana,…
O planejamento de gastos é um dos pontos mais importantes na organização do intercâmbio. Com…
Aprender inglês é um objetivo comum para muitos, mas nem sempre há recursos disponíveis para…
O ano vai passando e você ainda está em cima do muro sem saber como…
O frio já está ficando cada vez mais forte na Irlanda com a aproximação do…
Quer descobrir como é possível ter um trabalho em Londres? No texto de hoje, você…