Com as recentes quedas de estátuas que homenageavam líderes ligados à escravidão e a movimentos de supremacia branca nos Estados Unidos, o governo irlandês afirmou que deve rever os monumentos de ex-líderes políticos no país.
Em entrevista à rádio RTÉ, o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, afirmou que a estátua de Sean Russell, um ex-líder republicano, ligado ao IRA (exército republicano irlandês), que conspirou com o regime de Hitler na Segunda Guerra Mundial, precisar ser removido.
Russell participou da Easter Rising, revolta civil que aconteceu na Irlanda em 1916 com o objetivo de tornar o país independente. O republicano buscou apoio da Alemanha nazista para conseguir armas e lutar contra os ingleses.
A imagem de Russell está localizada no no Fairview Park e já foi alvo de vandalismo no passado. “Acho que todas as estátuas que precisam ser derrubadas devem ser feitas legalmente. Não vamos nos envolver em violência”, afirmou Varadkar à RTE 2FM.
Leia também: Cinco referendos importantes para a história da Irlanda
De acordo com o site Come Here To Me, a estátua de Seán Russell foi erguida em 1951 e já em maio do ano seguinte foi alvo de vandalismo. “Naquela ocasião, a tinta foi manchada no monumento. Em julho do ano seguinte, o braço da estátua de Russell foi removido”, afirma o site, em artigo assinado por Donal Fallon.
O nome de Russell é tão contraditório que, segundo o site, naquela década, o vandalismo aconteceu por um grupo de direita que acreditava que Russell era comunista por causa de sua viagem à União Soviética. “Antes de procurar armas na Alemanha nazista para republicanos irlandeses, Russell procurou comprar armas da Rússia Soviética no final da década de 1920”, diz o website.
A estátua de Russell foi reerguida pela segunda vez em maio de 1965. Quarenta anos depois, em 2005, a estátua foi novamente manchete nos jornais irlandese, após ser decapitada por um grupo “anti-nazista”.
A cabeça ficou desaparecida e, em 2009, a National Graves Association realocou um novo monumento de bronze para Russell.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…