O governo irlandês publicou algumas regras para que estrangeiros que permanecem na Irlanda durante a extensão de vistos, que termina no próximo dia 31 de maio.
Nesta semana, o governo reafirmou que não haverá novas extensões de permanência, mas confirmou a possibilidade de estudantes de inglês que iniciarão um curso universitário em setembro que possam permanecer no país.
“Reconheço que alguns grupos precisam de mais clareza em relação aos arranjos de imigração após 31 de maio. Em particular, para funcionários que podem estar aguardando a renovação de seu cartão de autorização de residência irlandesa e para estudantes de inglês que pretendem se matricular em cursos de terceiro nível a partir de setembro”, disse a ministra da Justiça, Helen McEntee.
Alunos que concluíram o máximo de três cursos de inglês com duração de oito meses cada período e pretendem se matricular em um curso universitário na Irlanda (terceiro nível), seja graduação ou pós-graduação, poderão solicitar uma carta de permissão de curto prazo com base no comprovante de inscrição/matrícula na universidade.
Esta permissão de curto prazo será válida até o início do curso.
Os alunos nesta categoria que desejam solicitar uma carta de permissão devem enviar um e-mail para departmentofjustice@aremaconnect.com a partir de segunda-feira, 30 de maio para se inscrever.
Os alunos devem anexar uma cópia do cartão de Autorização de Residência Irlandesa (IRP) (frente e verso) e comprovante de inscrição em um curso de estudo no terceiro nível — que esteja na Lista Interina de Programas Elegíveis (ILEP) — com início em setembro de 2022.
Informações podem ser obtidas por telefone — 1800 33 0011 — das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, a partir do meio-dia (12h) de segunda-feira, 30 de maio de 2022, e até segunda-feira, 13 de junho de 2022.
Importante: os estudantes podem deixar o país e retornar no final do verão para iniciar o novo curso. No entanto, aqueles que buscam uma permissão de permanência temporária podem enfrentar dificuldades práticas caso desejem reentrar no país, pois o cartão IRP atual não refletirá a alteração da data de expiração de sua permissão.
Os imigrantes que estão trabalhando na Irlanda e estão dentro da extensão de visto que termina no dia 31 de maio podem continuar empregados depois desta data desde que mostre provas ao seu empregador de que sua solicitação está em andamento para renovar sua permissão de imigração.
Todas as renovações são processadas on-line e os candidatos recebem um recibo de inscrição e um número de inscrição exclusivo (OREG).
Estudantes internacionais que chegaram ao Estado e ainda não têm o IRP mas desejam trabalhar devem mostrar o carimbo de desembarque válido em seu passaporte, indicando que são obrigados a se registrar para uma permissão Stamp 2.
Imigrantes que chegam a Dublin para estudar ou trabalhar precisam telefonar para o setor de imigração para agendar um horário e entrar com a documentação para a emissão do IRP.
O telefone gratuito é 1800 741 741.
Desde 10 de janeiro, foram 17.405 agendamentos por telefone e outros 10.459 agendamentos estão marcados para até o início de julho de 2022.
O agendamento em regiões fora de Dublin deve ser feito nas estações da Garda.
Desde julho de 2020, imigrantes que vivem em Dublin podem renovar suas permissões online no site da imigração.
É possível solicitar a renovação de permissão até 12 semanas antes da expiração.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…