Mais uma vez a “green list” com o nome dos países de onde seria possível desembarcar na Irlanda sem a necessidade de quarentena foi adiada.
Prometida para 9 de julho, depois reagendada para 20 de julho, nesta segunda, o anúncio foi cancelado, sem uma nova data divulgada.
O Gabinete do governo deveria se reunir nesta segunda-feira para considerar os conselhos mais recentes dos especialistas em saúde pública sobre quais países podem ser incluídos na lista.
Mas de acordo com a imprensa irlandesa, o adiamento desta reunião seria político. O Irish Times publicou que “tensões cresceram entre os três partidos da coalizão” com a publicação da “green list”.
“Fontes do governo confirmaram na noite passada que a lista seria reduzida a um número ‘muito limitado’ de países quando finalizada em uma reunião do gabinete”, diz a reportagem.
Outro motivo seria a viagem do primeiro-ministro, o Taoiseach, Micheál Martin, que está em uma cúpula da União Europeia em Bruxelas.
A RTÉ publicou uma matéria dizendo, no entanto, que um porta-voz do ministro da Saúde, Stephen Donnelly, disse que o governo anunciará a “green list” em breve.
Leia também: Irlanda anuncia mais uma extensão de visto a imigrantes
O governo irlandês afirmou que seguirá com o conselho para as pessoas não fazerem viagens internacionais.
Apesar da expectativa para a publicação da “green list”, o governo irlandês insiste que vai continuar incentivando as pessoas a ficarem na Irlanda e que as viagens sejam apenas essenciais.
De acordo com o Irish Times, o ministro das Despesas Públicas, Michael McGrath, disse que o aviso geral de “viagem não-essencial” permaneceria em vigor. “Não estamos incentivando o povo irlandês a viajar para o exterior no momento”, disse ele.
Há uma expectativa que a “green list” contenha países em que a taxa de contaminação está baixa. Por isso, segundo a RTE, países como Malta, Finlândia, Hungria, Estônia, Noruega, Lituânia, Latívia e Cyprus devem estar na lista.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…