Os entregadores de comida que atuam em Dublin planejam aderir a uma greve internacional dos entregadores, planejada para acontecer nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, quando é celebrado o Valentine’s Day na Irlanda e em vários países ocidentais do hemisfério norte.
A ação em Dublin é uma forma de aderir às manifestações semelhantes que acontecem no mesmo dia no Reino Unido e nos Estados Unidos.
Os entregadores citam as baixas taxas de pagamento oferecidas por empresas como Deliveroo, Just Eat e Uber Eats como motivo de protesto.
Eles alegam que os pagamentos diminuíram ao longo do tempo e muitos trabalhadores pegam empréstimos para adquirir bicicletas, entre outros gastos.
Além das preocupações salariais, os entregadores diariamente enfrentam assaltos, roubo de bicicletas e outros crimes.
A greve envolverá desligar os aplicativos de entrega entre 17h e 22h desta quarta-feira, o que deixaria clientes sem entregadores disponíveis bem na noite do Valentine’s Day.
Além disso, os riders devem se encontrar às 17h, no Spire, na O’Connel Street, no centro de Dublin, para um protesto.
A motivação para a greve foi impulsionada por mensagens nas redes sociais com grupo no WhatsApp com mais de 600 membros.
Segundo o jornal The Irish Times, aproximadamente 3.000 entregadores trabalham na Irlanda, a maioria sendo brasileiros ou de países sul-americanos.
Essa não é a primeira vez que entregadores protestam em Dublin. No ano passado, dezenas de riders protestaram contra a violência na cidade envolvendo gangues de jovens e os trabalhadores.
Leia também: Como é o trabalho de entregador na Irlanda?
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…