Quem pretende viajar para França nos próximos dias de dezembro deve pensar bem antes de embarcar. Uma greve geral vem tomando conta das ruas há uma semana e atingindo principalmente o transporte. Com metrôs parados, ônibus sem funcionar e poucos táxis para a demanda, os parisienses estão utilizando mais seus carros para pode trabalhar, o que significa muito trânsito e um caos generalizado na capital francesa, que chegou a registrar 600km de congestionamentos.
O motivo da greve são as mudanças do governo sobre a aposentadoria na França. Na quinta-feira, 12 de dezembro, 80% dos serviços de trem foram cancelados. Dez linhas do metrô de Paris ficaram praticamente fechadas. Voos estão funcionando normalmente, mas mesmo assim é aconselhado verificar a companhia aérea se há cancelamentos. Porém, sair do aeroporto pode ser uma novela pois os ônibus também foram afetados e estão operando apenas na “hora do rush” no trajeto aeroporto-Paris.
Leia também: Estudantes da Irlanda fazem greve pelo clima global
Mesmo que o governo esteja conversando com os sindicatos, o fim da greve ainda não é previsível. A mídia tem dito que pode se estender até o Natal. Há uma grande manifestação marcada para terça-feira, 17 de dezembro.
Quem pensa em viajar para Paris, por exemplo, pode encontrar pontos turísticos fechados ou funcionando parcialmente, já que as pessoas estão sem condições de sair de casa para trabalhar. Ao pegar um táxi para tentar fugir da greve pode ser caro. Há relatos de corridas onde foram cobrados 200 euros por conta da espera em congestionamentos.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…