Hospitais estão sofrendo uma grande pressão por vagas neste inverno devido a muitas infecções por Covid-19, VSR (respiratory syncytial virus), vírus sincicial respiratório, e gripe na Irlanda.
As autoridades de saúde estão pedindo que as pessoas evitem ao máximo as emergências hospitalares. De acordo com um porta-voz do Mater Hospital, um dos principais hospitais de Dublin, o hospital está “sob extrema pressão devido ao número muito alto de atendimentos no pronto-socorro”.
“Os pacientes que se apresentam em nosso pronto-socorro com condições não urgentes, infelizmente, estão enfrentando longos tempos de espera para serem atendidos. Sempre que possível, o Mater aconselha os pacientes com condições não emergenciais a procurar assistência de outras partes do serviço de saúde, como unidades de ferimentos leves ou seu médico de família”, diz o comunicado.
O governo irlandês abriu no dia 29 de dezembro a segunda dose de reforço contra a Covid-19 a todos os adultos.
O Ministro da Saúde, Stephen Donnelly, descreveu a situação de superlotação nos hospitais como uma “tempestade perfeita” por conta dos contágios. De acordo com o HSE (Health Service Executive), o serviço público de saúde da Irlanda, a situação provavelmente ficará pior, pois a onda de gripe na Irlanda ainda não atingiu seu pico.
Um recorde de 931 pacientes estavam esperando por uma cama de hospital ontem, de acordo com a Irish Nurses and Midwives Organisation (Organização Irlandesa de Enfermeiras e Parteiras), 171 casos a mais do que o recorde anterior (760 casos, em 19 de dezembro).
Mais cinco mil leitos são necessários no sistema hospitalar agudo em todo o país, segundo o Dr. Peadar Gilligan, Consultor em Medicina de Emergência. Ele foi entrevistado pela RTÉ e afirmou que os pacientes estão recebendo tratamento sentados em cadeiras ou em carrinhos, nos corredores dos hospitais.
Leia também: Quais são as doenças comuns na Irlanda durante o inverno
O governo irlandês oferece a vacina da gripe gratuitamente para a população, mas com restrições.
O melhor momento para tomar a vacina contra a gripe é antes do início da temporada de gripe. Ela está disponível de outubro a abril de cada ano.
É possível obter uma vacina contra a gripe no consultório do seu médico de família ou na farmácia.
Quem pode obter uma vacina gratuita contra a gripe
Vacinas gratuitas contra a gripe NÃO serão oferecidas a pessoas que convivem com:
Se você não está na lista de pessoas que podem obter uma vacina contra a gripe gratuita, ainda poderá obtê-la em uma farmácia ou médico de família. Mas você terá que pagar por isso. O valor é de aproximadamente 30 euros e varia em cada farmácia irlandesa.
Mais informações sobre vacina contra gripe na Irlanda no site do HSE.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…