A noite na capital irlandesa não é a mais famosa da Europa, mas nem por isso deixa de atrair visitantes do mundo todo, atrás de suas centenas de pubs, nightclubs, cassinos, cinemas, espetáculos teatrais e musicais, festivais, shows, diversidade de restaurantes e cafés ou para passear pelas ruas charmosas do centro.
Para começar, as bebidas produzidas no país, como a cerveja Guinness e os uísques irlandeses, já são um bom motivo para quebrar a monotonia. Além de excelente bebida, muitos pubs também oferecem comida boa e barata, com muita animação. Alguns deles fazem transmissão de jogos, servindo como ponto de encontro para assistir uma competição esportiva na companhia dos amigos. Bairros como o Temple Bar, um dos mais culturais e badalados de Dublin, tem programação intensa com estabelecimentos tradicionais e modernos.
Mais lugares para aproveitar a noite estão concentrados na South Great George’s Street, South William Street, Merrion Row, Wexford e Leeson Street. Vamos dar um giro e conhecer uma amostra do que Dublin tem para oferecer:
Mesmo nome do bairro onde foi aberto, em 1840, The Temple Bar é um dos pubs mais antigos de Dublin. O lugar é um dos preferidos pelos turistas e ocupa o topo da lista dos visitantes. Além de charmoso, tem uma das maiores cartas de cervejas artesanais do país e música ao vivo com artistas irlandeses tocando do rock à musica tradicional.
Cervejas excelentes com rótulos locais e internacionais, ótima comida, música ao vivo e TVs sintonizadas em canais esportivos. Assim é o O’Neill’s, aberto há pelo menos 300 anos. O pub tem ótima localização, o que o mantém sempre lotado. Ele fica ao lado da Trinity College, a mais antiga universidade Irlanda e de maior prestígio do país, e da Grafton Street, uma das principais ruas de comercio da cidade.
Além de bar, o Bernard Shaw conta com uma pizzaria montada dentro de um antigo ônibus de dois andares, um café no melhor estilo italiano, além de uma área de exposição de arte e um grande jardim. Tudo sempre com boa música – reggae, dub, jazz, disco, house e eletrônica – com shows ou DJs.
Instalado dentro de uma igreja do século XVIII, o The Church é um dos restaurantes-bares mais famosos de Dublin. Pratos, bebidas e ambiente excelentes, com muita história para contar, a casa recebe mais de 600 mil clientes por ano. Jonathan Swift (1666-1745), autor de “As Viagens de Gulliver”, costumava frequentar o local.
Este nightclub foi premiado por diversas vezes como o melhor de Dublin. São 12 salas, com experiência única, e sete bares espalhados pelos seus três andares. The Wright Venue já foi palco dos melhores DJs do mundo e de shows de superstars. Recebe, aos finais de semana, milhares de frequentadores que vão curtir os diferentes gêneros musicais. Entretenimento para todos os gostos.
Mais um entre os melhores nightclubs de Dublin, inaugurado em 1995. Dispõe de três ambientes e é um dos mais populares da cidade, principalmente entre os estudantes. Lugar ideal para conhecer gente nova, com muita paquera e diversão. Também bastante procurado para organizar festas e eventos.
Aberto em 2007, o Krystle Nightclub é direcionado para o público mais maduro e seleto. Seu layout permite festas mais reservadas e intimistas, mas não menos animadas. Também recebeu várias vezes a premiação de melhor nightclub de Dublin.
O restaurante The Winding Stair, inaugurado em 2006, ocupa o segundo andar do prédio da famosa livraria homônima. O mobiliário, suas estantes com livros antigos, fotos e memórias, foram mantidos no primeiro andar. O restaurante é ideal para quem deseja apreciar uma refeição típica irlandesa. Os pratos são preparados com receitas originais do país e ingredientes orgânicos, de origem local. Frutos do mar e uma seleção de carnes e queijos artesanais irlandeses fazem do lugar um dos melhores de Dublin.
Inaugurado em 2006, já foi premiado com uma estrela Michelin em menos de dois anos de abertura. Não é para menos. Seus pratos recebem assinatura do chef Oliver Dunne, que cozinhou com os famosos Gordon Ramsay e Gary Rhodes, quando ainda trabalhava em Londres. No cardápio, alta gastronomia preparada com ingredientes locais e sazonais, servida em ambiente opulento, sofisticado, mas com toque de modernidade.
Para quem gosta de diversão e excelente comida, a dica é reservar uma noite para o Mermaid Café. E torça principalmente para ter sorte do menu do dia ser a deliciosa Casserole de Frutos do Mar.
A Irlanda sempre teve forte tradição na arte de representar, principalmente no teatro. O Abbey Theatre, Teatro Nacional da Irlanda, uma das casas de espetáculo mais antigas da cidade, inaugurada em 1904, tem como missão “trazer ao palco as emoções mais profundas da Irlanda”. As performances podem ser assistidas nas noites de segunda a sábado, mas vale a dica de adquirir com antecedência os ingressos dos espetáculos. Além das noites culturais, outras experiências são promovidas pelo Abbey, como cursos e workshops aos interessados em aprender mais sobre arte.
E para fechar a noite e começar a manhã com muita energia para curtir os passeios diurnos, a pedida é o Irish Breakfast, o famoso café da manhã irlandês. Reforçado, é composto por salsichas, morcela, feijão com molho de tomate, ovos com bacon, batatas e cogumelos, torradas e chá (mas há os que optem por uma Guinness pra acompanhar). Ele é servido em diversos pubs e restaurantes pela cidade. Parece um menu estranho, mas para um fim de noite fria ou para curar a ressaca, é a melhor pedida.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…