A quarentena chegou para ficar por pelo menos algumas semanas. E se você não é casado ou não mora com seu/sua parceiro(a) deve estar pensando quase que diariamente (ou de hora em hora, segundo em segundo) sobre um dos temas mais relevantes para a espécie humana: sexo.
Quem está com aquela vontade e acha que não vai aguentar esperar a pandemia de coronavírus passar, o E-Dublin mostra um guia baseado em informações do governo irlandês para entender melhor sobre o que fazer nessas horas. Respira fundo, tenha calma e fique informado.
O governo irlandês anunciou medidas drásticas para combater o coronavírus e entre elas está sair de casa apenas para o necessário, como ir às compras ou buscar remédios na farmácia. É possível fazer exercícios físicos até 2 km de distância da sua casa, mas respeitando o distanciamento social. Ou seja, sexo não se enquadra nesta possibilidade. Ele não é proibido, mas existem recomendações para que seja feito com segurança.
Leia também: Como lidar com surto de coronavírus em casas compartilhadas?
Segundo o Sexual Health and Crisis Pregnancy Programme, do HSE (Health Service Executive), departamento de saúde do governo irlandês, embora não haja evidências de que o coronavírus possa ser transmitido sexualmente, ele passa de um para o outro através de um contato próximo com alguém que possui o vírus. Por isso o distanciamento social. E não dá para afirmar que usar máscara e luvas durante o ato sexual ajude em alguma coisa.
Ser sexualmente ativo com outra pessoa envolve algum risco de contrair o vírus. Você pode não saber se alguém tem coronavírus. Para reduzir os riscos, é necessário que não haja contato sexual com alguém que não more com você. Ou seja, se você vive com seu parceiro ou parceira, sabe que ambos não estão infectados, é possível ter uma vida sexual saudável durante a quarentena. De outra forma, não é recomendado.
É a mesma situação citada acima. Como é sabido, o vírus é transmitido pela saliva. Então, se por acaso você sair de casa para ir ao mercado e se apaixonar loucamente por alguém que viu na esquina da sua casa, segure essa vontade louca de beijar a pessoa.
Pode até paquerar, chavecar, trocar número de telefone para se encontrar quando a pandemia acabar. Mas sempre com o distanciamento social. O mesmo vale para aplicativos de encontros que, sabemos, está bombando!
Leia também: Coronavírus: 10 motivos para não entrar em pânico
Segundo o guia do Sexual Health and Crisis Pregnancy Programme, durante a quarentena é preciso considerar “usar vídeos, pornografia ou salas de bate-papo”. “Certifique-se de desinfetar teclados e telas sensíveis ao toque que você compartilha com outras pessoas”, diz o site.
Segundo o HSE, a masturbação “não espalhará o coronavírus, especialmente se você lavar as mãos (e quaisquer brinquedos sexuais) com água e sabão por pelo menos 20 segundos antes e depois”. #ficaadica
Mesmo com parceiros sexuais fixos , o HSE reafirma a importância de se prevenir contra DST e gravidez não planejada. O órgão lembra que muitos serviços públicos que auxiliam pessoas que contraíram alguma DST não estão fornecendo serviços devido ao coronavírus.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…