Apesar de ser inverno o ano inteiro na Irlanda (brincadeirinha), por aqui, também existe o horário de verão (o famoso Daylight saving time). E, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional, os meses do verão são, oficialmente, junho, julho e agosto. No entanto, o calendário irlandês o verão começa dia 1º de maio e termina em 1º de agosto. Claro que na pratica você logo perceberá que o verão propriamente dito, aquele calorzinho gostoso, dura bem menos que três meses, mas isso é outra história.
Sempre no terceiro domingo de outubro, neste caso, amanhã, começa o horário de verão no Brasil, e por isso às 0:00h adianta-se os ponteiros dos relógios em 1 hora. Ou seja, o Brasil fica uma hora mais próximo do horário irlandês. Com a diferença de fuso horário caindo para 3 horas.
E nesse vai e vem dos ponteiros do relógio, adivinha? O daylight time chega ao fim no último domingo de outubro quando se atrasa o relógio em 1 hora. Fazendo com que o horário irlandês fique ainda mais próximo do horário brasileiro. Passando a apenas 2 horas de diferença.
Para evitar confusões na hora de ligar para a sua família no Brasil, anote ai.
Nesta semana, a diferença de fuso horário entre Brasil e Irlanda será de 3h.
A partir do dia 27 de outubro, com o final do Daylight saving na Irlanda, a diferença passa para apenas 2h.
Claro, vale lembrar que no Brasil apenas dez estados brasileiros, mais o Distrito Federal participam do horário de verão. São eles: a região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro) e Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), além do estado do Tocantins (Norte).
Confuso não? Mas no final das contas, você acaba se acostumando a essa brincadeira de adiantar e atrasar os relógios sem grandes traumas e além do mais a gente sempre vem aqui para te alertar sobre a próxima mudança.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…