Nos últimos meses, alguns hospitais da Irlanda aumentaram o valor da taxa do serviço de atendimento emergencial para visitantes e cidadãos não europeus que vivem no país por um período inferior a 12 meses. Essa medida consequentemente engloba os intercambistas que desembarcam no país para estudar inglês e possuem visto válido por 8 meses, e também turistas. Neste caso, dependendo do hospital onde você for, a taxa de atendimento no departamento de emergência pode variar de 100 até 506 euros.
Portanto, antes de se dirigir a um hospital em busca de atendimento, é recomendável procurar a um clínico geral, aqui chamado de GP, sigla para general practitioner. Assim, se o médico considerar que o seu problema exige atendimento hospitalar, este te encaminhará para a unidade emergencial mais próxima e você não precisará desembolsar uma fortuna para pagar pelo atendimento.
O departamento de saúde irlandês, chamado de Health Service Executive (HSE), divide os cidadãos não europeus em dois grupos: residentes e visitantes. São classificados como residentes as pessoas que vivem na Irlanda há pelo menos um ano ou que devem permanecer no país por no mínimo este período.
Esta modalidade engloba estudantes internacionais matriculados em cursos cujo programa tem duração mínima de 12 meses, por exemplo, cursos de graduação e pós. Neste caso, ao precisar utilizar os serviços de emergência de um hospital irlandês, paga-se uma taxa padrão de 100 euros.
De acordo com o HSE, é responsabilidade do estudante provar se é residente no país. Isso pode ser feito mostrando o visto no passaporte no momento de admissão no hospital
No grupo dos visitantes, estão as pessoas que devem permanecer no país por menos de 1 ano. Estudantes internacionais que estão matriculados em cursos com duração inferior a 12 meses, são considerados visitantes e consequentemente pagam mais caro pelo atendimento, dependendo do hospital visitado.
Não há um preço padrão preestabelecido pelo departamento de saúde irlandês para os serviços hospitalares utilizados pelos visitantes. Assim, os hospitais têm a liberdade de determinar o valor da taxa pelo atendimento – e as taxas variam entre os hospitais. O St. James Hospital, em Dublin é o que tem uma das tarifas mais caras, de 506 euros por visita. Seguido pelo Beaumont Hospital, com o custo de 446.82 euros. No Mater Hospital, a tarifa é de 380 euros. No Tallaght Hospital, o atendimento sai por €314, enquanto no St Vincent’s Hospital é cobrado €300. Em Dublin, o Connolly Hospital Blanchardstown é o único que cobra 100 euros para visitantes.
Fora da capital, os preços também podem variar. O Cork University Hospital, por exemplo, cobra 204 euros por visita, já no University Hospital Galway a tarifa é de 200 euros. O University Hospital Limerick cobra 100 euros.
De acordo com o HSE, estão isentos das taxas de atendimento de emergência nos hospitais irlandeses as pessoas que possuem o cartão médico irlandês ou o cartão de saúde europeu.
Mesmo senso obrigatório para estudantes não-europeus na Irlanda, vale destacar que apesar de possuir o seguro governamental você terá que pagar pelo atendimento de emergência num hospital irlandês. A diferença é que, em alguns casos, você poderá solicitar reembolso do valor gasto com as despesas hospitalares. Porém, é importante ler sua apólice com atenção já que há um limite de gastos cobertos pelas seguradoras.
Um detalhe importante para quem possui seguro viagem, como o GTA, por exemplo, é se atentar às regras impostas pela seguradora para utilização do serviço. Sendo que, muitas vezes é necessário contatar a seguradora antes de se dirigir a um hospital.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…