Destinos pela Irlanda

Igrejas de Dublin: conheça 6 locais históricos na capital da Irlanda

As igrejas da Irlanda, e especialmente as de Dublin, possuem uma importância histórica, arquitetônica e cultural que as tornam pontos turísticos imperdíveis.

As igrejas mais antigas da capital do país datam do século 12 e são marcos importantes da história medieval da Irlanda, enquanto outras foram construídas mais recentemente, no início do século 20, e exibem uma mistura de estilos arquitetônicos impressionantes.

Vamos conhecer algumas das principais igrejas de Dublin?

6 igrejas para conhecer em Dublin

Dublin é famosa por abrigar igrejas incríveis e históricas como a Catedral de São Patrício. Foto: Rubinho Vitti

Além de sua beleza arquitetônica, as igrejas também possuem uma importância religiosa e cultural significativa para os irlandeses, sendo palco de eventos religiosos e culturais ao longo do ano.

Continua após a publicidade

Portanto, visitar as igrejas de Dublin é uma oportunidade única para mergulhar na história, cultura e espiritualidade da Irlanda.

Christ Church Cathedral

A Christ Church é uma das mais icônicas igrejas de Dublin. Foto: Rubinho Vitti

A Christ Church Cathedral está no coração de Dublin há quase 1.000 anos.

Muitos visitantes de todo o mundo são recebidos neste importante patrimônio histórico da Irlanda, afinal, ela está entre as mais antigas catedrais medievais do país, fundada no início do século 11 sob a tutela de um rei viking.

Além de ter um altar lindo na sua parte superior, a Christ Church guarda relíquias e tesouros em sua cripta, além de muitos mistérios e segredos, como um gato e um rato mumificados naturalmente ao morrerem dentro dos tubos de órgão da igreja, ficando preservados mesmo após mais de 170 anos.

St. Patrick’s Cathedral

St. Patrick’s Cathedral é considerada a igreja de Dublin mais conhecida pelos turistas. Foto: Acervo

Segundo os irlandeses contam, naquelas histórias que misturam realidade e lenda, a Catedral de São Patrício (St. Patrick’s Cathedral) foi construída no local onde São Patrício batizou os primeiros cristãos irlandeses Fundada em 1191 como católica romana, é atualmente a catedral nacional da Igreja da Irlanda, sendo anglicana.

Segundo conta a história, o local escolhido para a construção da catedral — na região de Dublin 8 — era onde São Patrício batizava os novos cristãos. A igreja tem muitos vitrais incríveis, alguns deles contando a história de St. Patrick, além de esculturas que representam o santo. A Catedral de São Patrício é a maior igreja da Irlanda.

Ela é famosa por sua arquitetura gótica e por ser o local de sepultamento de Jonathan Swift, autor de “As Viagens de Gulliver”.

St. James’s Church

St. James’s Church tem uma torre que é um marco histórico de Dublin. Foto: Acervo

A St. James’s Church tem uma torre de 50 metros de altura e é um marco histórico importante em Dublin. Ela é famosa por sua arquitetura barroca e por abrigar o “Órgão da Ressurreição”, um dos órgãos mais famosos da cidade.

St. Michael and All Angels Church

A Igreja de São Miguel e Todos os Anjos (St. Michael and All Angels Church) foi construída no século 19 e é famosa por seus belos vitrais e por sua arquitetura neo-gótica. Ela também abriga uma série de eventos musicais ao longo do ano.

Leia também: Castelos na Irlanda: principais construções medievais para visitar no país

St. Francis Xavier’s Church

A St. Francis Xavier’s Church foi construída no início do século 20 é conhecida por sua bela arquitetura barroca e por seus afrescos impressionantes. Ela também abriga uma série de eventos culturais e religiosos ao longo do ano.

St. Michan’s Church

Entre as igrejas de Dublin mais obscuras está a St. Michan’s Church, onde há uma cripta com corpos mumificados. Foto: Rubinho Vitti

A St. Michan’s Church é uma das igrejas mais antigas de Dublin, localizada na área de Smithfield (Dublin 7).

O local possui uma história interessante, mas o que a torna ainda mais famosa são suas criptas abaixo dela, onde várias múmias estão enterradas. As criptas foram construídas no século 12 e as condições do local, com baixa umidade e ventilação, permitiram que os corpos dos falecidos fossem naturalmente mumificados.

Há até relatos de que alguns personagens famosos na Irlanda, como Bram Stoker, visitaram a igreja em busca de inspiração para suas obras literárias. Além das múmias, a St. Michan’s Church também possui uma bela arquitetura gótica e é um local de grande importância histórica e cultural em Dublin.

Leia também: 6 atrações exóticas na Irlanda que você deveria conhecer

Conheça a Irlanda de perto

Agora que você já sabe mais sobre as igrejas de Dublin, vem com a gente entender como fazer intercâmbio na Irlanda.

Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site. E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.

O edublin tem ótimas opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024

Saiba o horário de atendimento do comércio no fim de ano da Irlanda em 2024

O fim de ano na Irlanda movimenta o comércio e as ruas ficam cheias entre…

15 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

15 de dezembro de 2024