Há cinco anos, Vinicius Bustamante, 35, deixou sua vida estável no mercado de trabalho em São Paulo em busca de novas experiências na publicidade e como ilustrador na Irlanda.
A ideia inicial era aprender inglês, mas com passaporte europeu nas mãos e a experiência em agências no Brasil, ele decidiu que encararia o desafio de encontrar um emprego em sua área, o que conseguiu logo de cara.
“Eu já trabalhava com publicidade no Brasil por muitos anos. Então, assim que cheguei aqui, já comecei a disparar meu portfólio para todas as agências enquanto fazia inglês em uma escola, o que fechei por três meses”, explicou.
Vinícius conta sua trajetória como publicitário e ilustrador na Irlanda e mostra o resultado de seu recente e mais popular trabalho feito na Ilha.
Acompanhe!
Não demorou muito até Vinicius ser contratado. Cinco meses após chegar à Ilha, e com um inglês intermediário, ele foi chamado para trabalhar como diretor de arte na BBDO, uma agência de publicidade global que tem sede em Nova Iorque e é uma das mais tradicionais na Irlanda.
“O legal de ter entrado já em uma agência tradicional daqui é que a imersão na cultura já foi total. Trabalhei com bastantes marcas locais e a maioria (dos funcionários) do escritório era de irlandeses e britânicos”, disse.
Ele lembra que o inglês não era fluente na entrevista de emprego. “Meu inglês era de internet e o que eu aprendi com o SNES (Super Nintendo, o videogame). Na entrevista de emprego, eu entendi metade e a outra metade fiz que entendi, mas, pelo menos, foi o suficiente (risos).”
Para Vinicius, a experiência de trabalho no Brasil ajudou muito a conseguir a vaga e o idioma acabou como um detalhe. “O resto fui pegando.”
Leia também: Fotógrafo brasileiro ganha prêmio em Dublin e abre exposição online
O mais recente trabalho de Vinicius como ilustrador na Irlanda chama a atenção pela visibilidade. Ele foi contratado pela gigante rede de supermercados alemã Lidl para desenhar cartões-postais dos 32 condados da ilha da Irlanda (incluindo Irlanda do Norte), que são distribuídos gratuitamente nas lojas do país.
Ele explica que a ação faz parte da campanha de verão da rede. “Como ninguém pode viajar direito, eles resolveram promover o ‘staycation’ (férias locais) na Irlanda. Então, a ideia foi fazer ‘postcards’ (cartões-postais) para cada condado. As pessoas que estão viajando (ou locais) podem retirar esses cartões em qualquer loja Lidl e enviar para quem quiser”, disse.
Os cartões-postais contam com detalhes de paisagens e pontos turísticos de cada condado irlandês, o que torna os itens colecionáveis pelos clientes.
“Foi legal demais, porque isso me fez aprender sobre a Irlanda. Eu tive que pesquisar todos os condados, pois cada cartão é uma composição de pelo menos três ou quatro ‘landmarks’ de cada região.”
A técnica usada por Vinicius foi a pintura digital, que emula uma pintura mais clássica. “Foi muito intenso, pois eu tinha apenas dois meses para produzir todas as 32 ilustrações, o que pode parecer bastante, mas eu tinha menos de duas noites para cada ilustração (contando fins de semana e feriados).”
Além da publicidade como publicitário e ilustrador na Irlanda, Vinicius atua em arte de rua. Ou seja, faz grafites e lambe-lambes. Segundo ele, atuar nas ruas de Dublin “é tranquilo”, mas “é preciso saber até onde é possível ir”.
“Teoricamente, se você é pego grafitando, você pode ir para a cadeia. Então grafite mesmo eu deixei para áreas onde é ‘permitido’. Existe um lugar ou outro onde a Garda não ‘embaça’, como a viela perto da Camden (Street) ou os muros perto do Grand Canal”, explicou.
No caso do lambe-lambe (colagem de adesivos ilustrados em postes, muros e afins), Vinicius explica que também é ilegal. A polícia irlandesa classifica como “littering” (crime por sujar o espaço público), o que pode gerar multa de 150 euros.
Leia também: Ilustrador brasileiro cria rótulo para cerveja irlandesa
E se grafite ou lambe-lambe são ilegais nas ruas de Dublin, a própria capital, no entanto, incentiva que artistas possam criar suas obras em locais permitidos, como caixas de energia elétrica.
O projeto Dublin Canvas é realizado desde 2015 e, até 2021, já coloriu mais de 600 caixas de energia. A ideia é “levar cor e criatividade aos objetos cotidianos da cidade”. Vinicius já participou do projeto como ilustrador na Irlanda e diz que se inscreve anualmente.
“(O projeto) é subsidiado pelo governo. Todo verão eles disponibilizam várias caixas. Então, qualquer pessoa pode aplicar sua arte. E se for selecionada, ela recebe uma ajuda de custo e uma caixa para pintar. Acho esse projeto um dos mais interessantes por aqui, e o mais inclusivo”, comentou.
Todos os projetos de Vinicius como artista e ilustrador na Irlanda podem ser vistos em seu perfil no Instagram.
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…
Os tradicionais mercados natalinos irlandeses começam a funcionar a partir de novembro em todo o…
A Irlanda enfrentará sua primeira onda de frio significativa da temporada a partir desta semana,…
O planejamento de gastos é um dos pontos mais importantes na organização do intercâmbio. Com…
Aprender inglês é um objetivo comum para muitos, mas nem sempre há recursos disponíveis para…