Já faz um tempinho que o governo irlandês não lança nenhuma novidade sobre o visto para estudantes não europeus. Por um lado isso é ótimo, porque as últimas alterações que surgiram no primeiro semestre de 2011 causou um alvoroço na turma de intercambistas. Mas, como sempre é bom ficar de olho no que anda acontecendo eis que acabei descobrindo uma mudança básica que favorece a quem pediu o Time-out.
O time-out funcionou como um tempo extra para aqueles que não tinham intenção de entrar na universidade ou mesmo, para os que já tinham os sete anos completos, ter tempo para se preparar para deixar o país.
Então, para todos aqueles que já haviam concluido os sete anos, ou que teriam visto vencendo até 31de junho de 2011, poderiam se beneficiar com o time-out (seis meses de extensão), porém, uma vez solicitado não seria possivel renová-lo.
A novidade publicada no site do INIS recentemente abre uma nova brecha para quem já excedeu os 7 anos limite e também já havia pedido os seis meses de extensão.
Segundo a nova publicação. O time-out que primeiramente não poderia ser renovado, foi revisto e possibilita a quem teve o time-out vencido em outubro, renová-lo por mais três meses.
Outra categoria que se enquadra na “gentileza” do governo é a de estudantes que teve prazo limite completo até janeiro de 2011, e que aplicaram para cursos de nível superior.
Para quem solicitar a extensão, fica valendo todas as regras para estudantes em período de férias, incluindo poder trabalhar por 40 horas.
Também continua valendo a premissa de que a qualquer momento, caso o estudante residente com mais de sete anos consiga um work permit (visto de trabalho), ele poderá mudar seu status sem a necessidade de sair do país.
Vale lembrar que para quem quiser e se enquadra nos critérios para a extensão, ela só será permitida até dia 31 de dezembro de 2011. Estudantes que tenham visto vencendo após 1 de janeiro de 2012 e tenham completado os sete anos máximos de permanência deverá voltar a seus países de origem assim que o visto expirar.
Bom, segundo as instruções no site do INIS essa será a última mamata concedida para quem já excedeu os 7 anos no país. Mas vai saber!
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…