Imposto de renda na Irlanda: como é o processo de taxas do Revenue

Imposto de renda na Irlanda: como é o processo de taxas do Revenue

Rubinho Vitti

11 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Se você trabalha na Irlanda, já deve ter ouvido falar de uma palavra chatinha que acompanha os trabalhadores, principalmente no início de todo ano. O “Revenue” é o imposto de renda na Irlanda e deve ser preenchido e solicitado a partir de janeiro. Ou seja, já está na hora de pensar em fazer a solicitação!

Muita gente fica preocupada por não saber se cumpriu o processo corretamente, já que o imposto pode ser devido ou pago — e um detalhe pode fazer toda a diferença no fim das contas.

Por isso, conversamos com profissionais que trabalham na área para explicar melhor o passo a passo do processo para o cálculo do imposto de renda na Irlanda.

Como solicitar o cálculo do imposto de renda na Irlanda?

O imposto de renda na Irlanda deve ser declarado a partir do começo de cada ano por meio da plataforma online do Revenue. Foto de RODNAE Productions no Pexels

O processo pode ser simples, mas, ao mesmo tempo, não ser. Isso tudo depende muito do tipo de caso de cada pessoa e de como será feita a declaração do imposto de renda na Irlanda.

Antes de mais nada, o trabalhador precisa estar cadastrado no sistema “myAccount”, no site do Revenue:

  • entre no site do Revenue;
  • clique em “myAccount”;
  • você precisará do número do seu PPS, data de nascimento e senha;
  • se ainda não tiver cadastro, clique em “Register Now” e preencha os dados solicitados;
  • já cadastrado, faça o login em “myAccount”;
  • clique em “Review Your Tax”;
  • procure pelo “Statement of Liability” do último ano (no caso 2022);
  • clique em “Request”;
  • clique em “Complete Your Income Tax Return”.

Basicamente, o processo acontece em seis passos

  1. Preenchimento de dados pessoais necessários para a solicitação como nome completo, estado civil, data de nascimento, endereço e dados bancários.
  2. Preenchimento de possíveis rendas extras que a pessoa possa ter (como investimentos, ganhos com trabalhos extras, etc).
  3. Preenchimento de todos os gastos extras que a pessoa possa ter para inserir, como o fato de ser casado, ter filhos, ter gastos de educação, saúde, home office, etc.
  4. Assim que preenchido, eles (Revenue) vão enviar um e-mail de confirmação.
  5. Dentro de 5 dias úteis, o Revenue informará o resultado da solicitação (aprovado ou não).
  6. Por fim, depois de 3 dias úteis, caso aceitem a solicitação e todos os documentos forem aprovados, o valor ressarcido é depositado na sua conta ou é informado o valor devido.

O processo do imposto de renda na Irlanda é aparentemente simples. Porém, se a pessoa deixar de colocar todas as informações necessárias, ela pode ter um imposto maior descontado.

Por isso, a dica é guardar todos os comprovantes de gastos considerados extras, como consultas ao GP ou dentista, por exemplo. Eles poderão ser exigidos pelo Revenue para comprovação de gastos.

Aliás, a Irlanda aprovou uma taxa de crédito para quem paga aluguel. Ela deve ser solicitada durante o preenchimento do Revenue.

Atenção: não forneça sua identificação e senha a terceiros. Tome cuidado ao buscar qualquer ajuda para preenchimento e envio do seu impostos de renda. Preenccher informações falsas é crime e pode acarretar em multas e outras implicações com o setor de Revenue da Irlanda.

Para trabalhar no exterior, uma dica essencial é fazer a tradução do diploma e histórico escolar, além de outros documentos importantes! Precisa de uma tradução? Faça ela online por aqui!

Leia também: Governo alerta para golpes em pessoas que recebem auxílio emergencial

Próximos passos para sua viagem

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior, pra quem prefere um conteúdo resumido e compilado em um único material.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email