Foto de RODNAE Productions no Pexels
Se você trabalha na Irlanda, já deve ter ouvido falar de uma palavra chatinha que acompanha os trabalhadores, principalmente no início de todo ano. O “Revenue” é o imposto de renda na Irlanda e deve ser preenchido e solicitado a partir de janeiro de cada ano. Ou seja, já está na hora de pensar em fazer a solicitação!
Muita gente fica preocupada por não saber se cumpriu o processo corretamente, já que o imposto pode ser devido ou pago — e um detalhe pode fazer toda a diferença no fim das contas. Mas calma, o prazo final para a declaração é longo.
Conversamos com profissionais que trabalham na área para explicar melhor o passo a passo do processo para o cálculo do imposto de renda na Irlanda.
O imposto de renda na Irlanda deve ser declarado a partir do começo de cada ano por meio da plataforma online do Revenue. Foto de RODNAE Productions no Pexels
O processo pode ser simples, mas, ao mesmo tempo, não ser. Isso tudo depende muito do tipo de caso de cada pessoa e de como será feita a declaração do imposto de renda na Irlanda.
Antes de mais nada, o trabalhador precisa estar cadastrado no sistema “myAccount”, no site do Revenue:
Se você é um contribuinte do regime Pay As You Earn (PAYE), deve preencher uma PAYE Income Tax Return para:
Processo do imposto de renda na Irlanda, o PAYE Income Tax Return, pode ser feito todo online. Foto: Pexels
O processo de preenchimento do PAYE Income Tax Return é bem parecido com a declaração de imposto de renda que fazemos no Brasil.
A maneira mais rápida e fácil de preencher uma PAYE Income Tax Return é através de ‘PAYE Services’ no myAccount. Você pode preencher sua declaração para um determinado ano seguindo estas etapas:
Depois de preencher sua PAYE Income Tax Return, você receberá sua Statement of Liability para o ano aplicável em aproximadamente cinco dias úteis.
Basicamente, o processo acontece em seis passos
O processo do imposto de renda na Irlanda é aparentemente simples. Porém, se a pessoa deixar de colocar todas as informações necessárias, ela pode ter um imposto maior descontado.
Por isso, a dica é guardar todos os comprovantes de gastos considerados extras, como consultas ao GP ou dentista, por exemplo. Eles poderão ser exigidos pelo Revenue para comprovação de gastos.
Aliás, a Irlanda tem uma taxa de crédito para quem paga aluguel. Ela deve ser solicitada durante o preenchimento do Revenue.
Atenção: não forneça sua identificação e senha a terceiros. Tome cuidado ao buscar qualquer ajuda para preenchimento e envio do seu impostos de renda. Preenccher informações falsas é crime e pode acarretar em multas e outras implicações com o setor de Revenue da Irlanda.
As declarações de imposto devem ser enviadas dentro de um prazo de quatro anos após o final do ano fiscal ao qual se referem.
A partir de janeiro de 2025, será possível enviar declarações de imposto referentes aos anos de 2021 a 2024.
Leia também: Governo alerta para golpes em pessoas que recebem auxílio emergencial
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…
Estudo revela que imigrantes têm maior taxa de emprego que irlandeses nativos, mas enfrentam mais…
Com a chegada da primavera e o início da temporada de nidificação das gaivotas, autoridades…
O "horário de verão" na Irlanda começa na madrugada deste domingo, 30 de março de…
A Ryanair anunciou nesta segunda-feira (24) o lançamento do Ryanair Prime, um serviço de assinatura…
Não é novidade que a Ilha Esmeralda é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros…