Anualmente, o Institute for Economics and Peace (Instituto de Economia e Paz) publica o Global Peace Index (Índice de Paz Global), fazendo um ranking dos países mais pacíficos do mundo por meio de uma métrica que resulta em um coeficiente.
Em 2023, a Islândia ficou no primeiro lugar, posição que ocupa há 8 anos, seguida de Dinamarca e Irlanda, que fecham o top 3 de países mais pacíficos do mundo.
A Irlanda se manteve no terceiro lugar, posição que ocupava também no ranking de 2022, quando subiu cinco posições em relação a 2021, quando estava no oitavo lugar.
Países mais pacíficos do mundo 2023 segundo o Índice de Paz Global:
O Índice de Paz Global analisa os países a partir de três pontos:
No geral, o índice constatou que o mundo está um pouco menos seguro do que no ano passado, com o índice geral diminuindo pela 13ª vez em 15 anos de pesquisa.
No total, são 23 indicadores qualitativos e quantitativos em 163 estados e territórios independentes, cobrindo 99,7% da população mundial. Desta vez, a paz piorou em 79 países, enquanto a situação melhorou em 84.
Segundo o índice, o motivo foi a agitação civil e instabilidade política, além de conflitos regionais e globais que aceleraram no pós-Covid-19.
O Índice de Paz Global mostrou alguns dados que podem ser uma fotografia do mundo em relação à segurança, conflitos e a paz em geral.
• As mortes por conflitos globais aumentaram 96% (238 mil)
• O maior número de mortes em conflitos foi na Etiópia, mais do que na Ucrânia
• 79 países testemunharam níveis crescentes de conflito, incluindo Etiópia, Mianmar, Ucrânia, Israel e África do Sul
• O impacto econômico global da violência aumentou 17% (US$ 1 trilhão), chegando em US$ 17,5 trilhões, o equivalente a 13% do PIB global
• 92 países melhoraram seus gastos militares e 110 diminuíram seus efetivos militares
• Os conflitos estão se tornando mais internacionalizados com 91 países. Em 2008 eram 58
• A Ucrânia registrou a maior deterioração entre os países, caindo 14 posições (157º lugar)
• 65% dos homens na Ucrânia com idade entre 20 e 24 anos fugiram do país ou morreram no conflito
A terceira posição da Irlanda no ranking gerou polêmica nas redes sociais. Afinal, será que o país é de fato pacífico?
É claro que os moradores de Dublin e outras cidades maiores da Ilha podem estar questionando algumas ações violentas que já ficaram sabendo ou testemunharam, principalmente em relação a brigas de gangues de adolescentes nas ruas do centro ou em bairros afastados, além de ataques a minorias e xenofóbicos.
No entanto, a regra geral do país é, sim, de um povo pacificador e há muito mais segurança nas ruas irlandesas se comparado a outros países — inclusive europeus.
Existem vários fatores que contribuem para a Irlanda ser considerada um país pacífico.
Aqui estão alguns dos principais motivos:
É importante ressaltar que, embora a Irlanda seja considerada um país pacífico, isso não significa que não haja desafios ou problemas sociais a serem enfrentados.
No entanto, as razões mencionadas acima contribuíram para a construção de uma sociedade relativamente pacífica e estável na Irlanda.
Você pode começar o próximo passo do seu planejamento de intercâmbio pelo mundo. Que tal continuar pesquisando sobre essa ideia? Encontre dicas ótimas no nosso guia especial para vários países do mundo.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…