INIS anuncia substituição do cartão GNIB pelo IRP (Irish Residence Permit)
7 anos atrás
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
O INIS (Irish Naturalisarion and Immigration Service) anunciou que a partir desta segunda-feira, 11 de dezembro, os cartões GNIB deixarão de ser emitidos e serão substituídos pelo Irish Residence Permit (IRP). De acordo com o órgão, o objetivo da mudança é alinhar o registro e identificação dos imigrantes da Irlanda de acordo com os padrões já utilizados por outros países da União Europeia.
A partir de agora, quando você se registrar com a imigração pela primeira vez ou renovar o seu visto, você vai receber um cartão IRP. O procedimento continua o mesmo, sendo necessário, para quem mora em Dublin, agendar horário de atendimento com antecedência para aplicar para o visto.
A taxa para emissão do cartão também permanece a mesma, 300 euros. Segundo o INIS, assim como o GNIB, o novo documento é muito importante e deve ser carregado com você o tempo todo.
Porém, salientamos que se você acabou de renovar ou possui visto válido, não há motivo para pânico, já que o cartão GNIB existente será válido até a sua data de expiração. Portanto, NÃO aplique para um IRP se você possui um GNIB válido – espere até o seu cartão expirar.
A única exceção se aplica é para caso de perda ou roubo, neste caso é necessário avisar o INIS, que irá investigar e, se necessário, emitir um novo cartão, lembrando que mesmo assim você terá que pagar novamente a taxa de 300 euros para emissão do novo documento.
Leia também: Dicas para o seu intercâmbio na Irlanda
Cartão novo, regras antigas
O Irish Residence Permit possui um novo layout e cores. Além do seu nome, data de nascimento, foto e número de registro, o cartão possui informações adicionais, como a descrição do seu tipo de visto, detalhando, por exemplo, se você possui permissão para trabalhar na Irlanda. O IRP também possui um microchip com uma cópia da sua foto, impressões digitais e as informações pessoais descritas acima, o que, segundo o INIS, torna o documento mais seguro contra fraudes.
Também é importante destacar que o Irish Residence Permit não dá nenhum direito adicional. Assim, as regras para os vistos e suas respectivas stamps permanecem as mesmas. O cartão também não oferece nenhum direito fora da Irlanda, devendo ser respeitadas as regras de viagem e imigração para os demais países da União Europeia.
Mudanças no registro
O processo para expedição do IRP é diferente em Dublin quando comparado com as demais cidades do país. No caso de quem mora na capital irlandesa, o cartão não será mais entregue no momento de emissão ou renovação do visto.
A partir de agora, ele será enviado para o seu endereço pelos correios num período de 5 a 10 dias úteis. Portanto, tenha certeza de fornecer um endereço válido correto no momento de registro com a imigração.
No caso de quem se registrar fora de Dublin, o processo continua o mesmo, sendo que o oficial da imigração irá agendar uma data para você retornar ao escritório e coletar o seu IRP. Portanto, você também terá que esperar alguns dias para ter o seu cartão de registro em mãos.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
Veja também
Ter cidadania europeia resolverá todos os seus problemas?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Destinos de Intercâmbio
ETA: autorização eletrônica de viagem a estrangeiros no Reino Unido começa em janeiro
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and...
2 semanas atrás
-
Tipos de Visto
O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa...
3 meses atrás