O INIS (Irish Naturalisarion and Immigration Service) anunciou que a partir desta segunda-feira, 11 de dezembro, os cartões GNIB deixarão de ser emitidos e serão substituídos pelo Irish Residence Permit (IRP). De acordo com o órgão, o objetivo da mudança é alinhar o registro e identificação dos imigrantes da Irlanda de acordo com os padrões já utilizados por outros países da União Europeia.
A partir de agora, quando você se registrar com a imigração pela primeira vez ou renovar o seu visto, você vai receber um cartão IRP. O procedimento continua o mesmo, sendo necessário, para quem mora em Dublin, agendar horário de atendimento com antecedência para aplicar para o visto.
A taxa para emissão do cartão também permanece a mesma, 300 euros. Segundo o INIS, assim como o GNIB, o novo documento é muito importante e deve ser carregado com você o tempo todo.
Porém, salientamos que se você acabou de renovar ou possui visto válido, não há motivo para pânico, já que o cartão GNIB existente será válido até a sua data de expiração. Portanto, NÃO aplique para um IRP se você possui um GNIB válido – espere até o seu cartão expirar.
A única exceção se aplica é para caso de perda ou roubo, neste caso é necessário avisar o INIS, que irá investigar e, se necessário, emitir um novo cartão, lembrando que mesmo assim você terá que pagar novamente a taxa de 300 euros para emissão do novo documento.
Leia também: Dicas para o seu intercâmbio na Irlanda
Também é importante destacar que o Irish Residence Permit não dá nenhum direito adicional. Assim, as regras para os vistos e suas respectivas stamps permanecem as mesmas. O cartão também não oferece nenhum direito fora da Irlanda, devendo ser respeitadas as regras de viagem e imigração para os demais países da União Europeia.
O processo para expedição do IRP é diferente em Dublin quando comparado com as demais cidades do país. No caso de quem mora na capital irlandesa, o cartão não será mais entregue no momento de emissão ou renovação do visto.
A partir de agora, ele será enviado para o seu endereço pelos correios num período de 5 a 10 dias úteis. Portanto, tenha certeza de fornecer um endereço válido correto no momento de registro com a imigração.
No caso de quem se registrar fora de Dublin, o processo continua o mesmo, sendo que o oficial da imigração irá agendar uma data para você retornar ao escritório e coletar o seu IRP. Portanto, você também terá que esperar alguns dias para ter o seu cartão de registro em mãos.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A série “Senna”, lançada pela Netflix no dia 29 de novembro, surpreendeu os moradores de…
Cada vez mais, o intercâmbio na Irlanda tem aparecido nas buscas de brasileiros que querem…
Os trabalhadores irlandeses estão entre os mais rigorosos do mundo quando se trata de práticas…
As eleições gerais na Irlanda estão marcadas para 29 de novembro de 2024, uma sexta-feira.…
A Irlanda, assim como qualquer outro país, é cheia de peculiaridades, e uma bem temporal…
Diferentemente do Brasil, o salário na Irlanda muitas vezes é calculado por hora ou até…