O INIS (Irish Naturalisation and Immigration Service) anunciou recentemente uma revisão nas regras que se aplicam diretamente aos estudantes de contabilidade inscritos em programas de estágio na Irlanda. Em vigor desde o dia 1 de junho, o documento esclarece os regulamentos pelos quais estes estudantes podem exercer profissionalmente a função de contador no país.
De acordo com o governo irlandês, a formação profissional em contabilidade é diferente dos demais programas acadêmicos. Isso acontece porque os estudantes que querem obter o título de contador no país devem ser aprovados em uma série de exames de certificação que são ministrados por órgãos contábeis específicos. Por exemplo, no caso de quem quer obter a qualificação ACCA (Association of Chartered Certified Accountants), reconhecida em 170 países e que habilita o profissional a trabalhar em qualquer área financeira, é necessário ser aprovado em 14 exames. Normalmente, leva-se de 2 a 3 anos para concluir todos esses exames e obter a plena capacitação ACCA.
Como outro requisito para se tornar um contador qualificado na Irlanda é realizar estágio obrigatório por pelo menos três anos, os estudantes que buscam a plena qualificação de contador podem obter o visto Stamp 1A. Desta forma, é possível trabalhar período integral na área contábil, desde que supervisionado por um contador qualificado. Além disso, durante todo o período do estágio o desempenho e progresso do estudante serão acompanhados pelo departamento de imigração irlandês.
O INIS estabelece o tempo limite de 4 anos e 6 meses para estudantes de contabilidade permanecerem sob o visto 1A. De acordo com o órgão, os primeiros 4 anos são voltados para a realização do estágio obrigatório e também para que o aluno complete todos os exames necessários para se tornar um profissional de contabilidade certificado.
Os demais 6 meses são destinados para que esse profissional recém qualificado busque um emprego na área de formação. Passado esse limite de tempo, quem desejar permanecer na Irlanda deverá obter um visto diferente, como o “work permit”, por exemplo.
Outro requerimento para os estudantes que buscam qualificação profissional em contabilidade e possuem o visto 1A, é realizar o mínimo de quatro exames anualmente. Todos eles devem ser certificados por órgãos contábeis. Também é essencial provar ter realizado um progresso profissional por meio de estágios supervisionados.
Estudantes que possuem o visto Stamp 2, 2A ou 1G, desde que tenham concluído uma graduação na Irlanda (nível 7 a 10 da escala QQI) em cursos que excluam a necessidade de realizar alguns exames exigidos pela qualificação ACCA, têm a possibilidade de migrar para o visto Stamp 1A. Entretanto, o visto será válido pelo período de tempo remanescente que este estudante pode permanecer na Irlanda, ou seja, não ultrapassando o total de 7 anos no país.
As demais situações em que o status do visto do estudante pode ser alterado estão descritas na regulamentação oficial do INIS. O documento completo pode ser acessado no portal do órgão na internet.
Imagem de capa via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…