A Dog Trust, instituição de cuidados a animais abandonados na Irlanda, recebeu 394 solicitações para entrega de cães entre o dia de Natal de 2022 e o fim do mês de janeiro de 2023. O número é 33% maior em um ano.
Os donos relatam comportamentos indesejados, falta de tempo para cuidar dos animais e dificuldade em encontrar acomodações que aceitam animais de estimação como motivos principais para o abandono.
Além disso, o aumento do custo de vida e o retorno da vida cotidiana normal após a pandemia estão deixando inúmeros cães desabrigados.
Segundo a Dog Trust, existe uma “crise de realojamento de cães” sem precedentes. “Nossos canis estão operando permanentemente em plena capacidade. As consequências desta crise de realojamento são devastadoras para os cães da Irlanda”, afirma a entidade.
De acordo com Ciara Byrne, chefe de comunicações da Dogs Trust, cães com problemas comportamentais são uma das reclamações dos proprietários. Ela destaca, porém, que existem aulas gratuitas de treinamento dos cães oferecidas pela entidade.
“Agradecemos que tantas pessoas entrem em contato conosco para obter ajuda e conselhos sobre seus cães e não recorrem a abandoná-los. Tentamos ajudar onde podemos. Nosso objetivo é manter o maior número possível de cães felizes em suas casas já existentes.”
Muitos dos cães, especialmente aqueles adotados durante a pandemia, requerem suporte comportamental extra. Eimear Cassidy, gerente regional de realocação da Dogs Trust, afirmou que a entidade está lutando para realojar cães de médio a grande porte, que precisam de lares bastante específicos.
“Apelamos a pessoas que trabalham em casa ou passam muito tempo em casa, vivem em zonas mais sossegadas, não têm filhos menores de 16 anos e que estão dispostos a dar alguns meses a um cão para se instalar, por favor, contactem-nos”.
Segundo ela, há preferências por certas raças e tamanhos. “Nos parte o coração ver tantos de nossos belos cães maiores sendo negligenciados enquanto os cães menores geralmente são adotados rapidamente.”
É possível ver a lista de cães em busca de lar no site da associação.
Leia também: Leis rigorosas controlam número de cães na Irlanda
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…