Você, assim como eu, pode já ter feito essa pergunta: “Será que existem programas de intercâmbio no Canadá de graça?”
Os programas de intercâmbio gratuitos são ótimas alternativas para quem quer estudar fora do Brasil, mas não tem dinheiro para isso.
Muitas dessas oportunidades são pouco conhecidas e partem de incentivos do próprio governo brasileiro ou convênios com outros países.
Para ajudar você, o E-Dublin listou algumas opções para você começar o seu planejamento e embarcar de vez rumo ao intercâmbio no Canadá!
Leia também: Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2022)
A resposta é sim! Frequentemente, instituições públicas e, até mesmo, privadas possibilitam que alunos de destaque possam fazer intercâmbio no Canadá de graça. Só que é preciso ficar atento aos requisitos específicos e elegibilidade das vagas.
Existem várias opções de programa para quem cursa o ensino médio, graduação, pós-graduação mestrado ou doutorado.
Outra opção de intercâmbio de graça no Canadá são os voluntariados. O site mais conhecido para esse tipo de intercâmbio é o Worldpackers, mas temos outras opções como Helpx, Hippohelp. Nos últimos dois, você pode fazer seu intercâmbio comunitário sem precisar pagar taxa de anuidade.
No geral, as vagas levam você para o interior do país para trabalhar em uma fazenda, por exemplo.
Mas essa modalidade também é interessante para ter uma vivência mais real da cultura dos canadenses.
Leia também: Como fazer um intercâmbio comunitário no Canadá?
A melhor forma de você fazer intercâmbio no Canadá de graça são as bolsas de estudo oferecidas por instituição de ensino no exterior ou convênios com o governo brasileiro, que cobrem parcial ou totalmente os custos do candidato.
Existem bolsas de estudos para High School e diversos cursos nível superior. A duração do intercâmbio pode variar de acordo com o objetivo do programa.
Confira, a seguir, os programas e lista de instituições que podem ajudar você a fazer intercâmbio no Canadá de graça — ou quase.
O High School é destinado aos jovens que optam por fazer um intercâmbio enquanto ainda estão no ensino médio. O United World Colleges (UWC) é uma organização que oferece oportunidades de estudar em escolas internacionais, especialmente para quem está no primeiro ou segundo ano do ensino médio. No Canadá, a escola é a Pearson College UWC, que fica na cidade de Victoria.
O colégio atrai jovens líderes e agentes de mudança talentosos de cerca de 150 países e de cada província e território do Canadá. É ofertado o currículo pré-universitário de dois anos do Bacharelado Internacional (IB).
Para quem deseja fazer um trabalho voluntário no Canadá nas férias do ensino médio, o AIESEC é uma das maiores empresas de intercâmbio e trabalho social do mundo! Todos os projetos são vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e apresentam grande potencial de impacto no mundo. Eles recrutam pessoas de 18 a 30 anos e o processo de admissão não é complicado. A experiência voluntária será em ONGs, escolas ou fundações.
O Canadá oferece diversas oportunidades internacionais de bolsas de estudo para não canadenses. Muitos programas têm como objetivo realizar pesquisas no país e as oportunidades de financiamento são disponibilizadas pela Global Affairs Canada e outros departamentos do governo federal canadense.
As bolsas para intercâmbio no Canadá de graça para brasileiros que financiam os custos de pesquisa e de moradia dos estudantes são:
Além dessas bolsas, o Canada-Brazil Awards — Joint Research Projects (Prêmio Canadá-Brasil — Projetos conjuntos de pesquisa) apoia intercâmbios de equipes que colaboram em projetos bilaterais de pesquisa.
Os projetos devem se engajar em pesquisas colaborativas em diversas áreas que são benéficas tanto para o Canadá quanto para o Brasil.
Os candidatos devem explicar claramente as vantagens da parceria para ambos os países e indicar o artigo ou publicação de livro após a conclusão do projeto. Esse programa está aberto a todas as disciplinas acadêmicas.
Além das bolsas destinadas aos brasileiros, existem aquelas que são para todos os estudantes internacionais de outros países, como:
Essas bolsas geralmente se aplicam para quem vai fazer um curso de nível superior, seja de graduação, seja pós-graduação. Elas podem ser oferecidas tanto por governos (o brasileiro ou o canadense) quanto por empresas ou pelas próprias universidades.
Não existe um padrão do que é exigido em cada bolsa. Porém, é preciso ter sido aprovado em alguma universidade do país.
No site EduCanada, você encontra diversas bolsas de estudo no Canadá.
Leia também: Onde fazer intercâmbio no Canadá: principais cidades e regiões
Já falamos aqui que algumas bolsas de estudo são oferecidas pelo próprio governo brasileiro. Para fazer um intercâmbio de graça no Canadá (ou parcialmente), você pode dar entrada nos programas CAPES ou CNPq.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que visa fomentar a produção científica no Brasil, assim como expandir os campos de pesquisa.
Por isso, oferece a alunos, professores e profissionais de diversas áreas uma série de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado em diversos países do mundo, incluindo o Canadá.
Os tipos de intercâmbios mais comuns são os chamados “sanduíches”, em que o estudante faz parte do mestrado, por exemplo, no exterior por meio de estágios. Para entender um pouco mais como funciona, você precisa conhecer os editais.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é uma iniciativa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Assim como o CAPES, o CNPq tem como objetivo incentivar a pesquisa científica no país.
Existem várias formas para conseguir bolsas de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, além das possibilidades de cursos “sanduíches”. Para consultar todas as especificidades de cada programa, acesse o site oficial e conheça os editais.
Leia também: Intercâmbio voluntário no Canadá: descubra como fazer o seu
Existem muitas bolsas de intercâmbio no Canadá de graça, mas você precisa levar em consideração outros gastos na hora de planejar sua viagem!
Pode aparecer uma bolsa 100% financiada com acomodação, passagem aérea, alimentação, entre outros gastos? Sim! Mas a maioria dos programas são bolsas parciais, com descontos nas mensalidades e auxílio em dinheiro, e os custos extras da viagem ficam por conta do intercambista.
Mais um motivo para você planejar bem seu intercâmbio para o Canadá! Além disso, você vai gastar dinheiro com documentos, passaporte, visto de estudante, além de separar uma reserva financeira para emergências.
Faça inúmeras pesquisas para encontrar o seu programa! Se quiser entender mais como conseguir uma bolsa de estudos e sobre como se planejar, recomendamos o artigo Intercâmbio no Canadá com Bolsas de Estudos: tudo o que você precisa saber para planejar o seu!
Leia também: Como fazer intercâmbio no Canadá com bolsas de estudo?
Você já está com meio caminho andado para realizar seu sonho. Mas como fazer para fechar definitivamente a data de viagem? Vamos ajudar no próximo passo.
Entre em contato direto com agências de intercâmbio que podem facilitar sua vida na hora de fechar o seu intercâmbio no Canadá. Faça seu cadastro no Intercâmbio Fácil do E-Dublin e encontre os melhores preços e oportunidades.
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…