Você não precisa passar muito tempo fora do Brasil para viver uma experiência completa no exterior. Um intercâmbio no Canadá de seis meses, por exemplo, pode ser o suficiente.
Independentemente da sua faixa etária, o Canadá, cada vez mais, atrai estudantes internacionais, em especial pela diversidade, receptividade e acesso a um dos melhores sistemas de ensino do mundo!
De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio – BELTA, há 15 anos o Canadá ocupa a primeira colocação como o principal destino de intercâmbio para brasileiros, seguido pelos Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido e Austrália — dados da pesquisa anual de 2020.
Leia também: Como fazer intercâmbio no Canadá com bolsas de estudo?
Além de políticas que facilitam a combinação de estudo e trabalho, outros aspectos que influenciam a decisão são o câmbio favorável, a qualidade de vida e a facilidade de obtenção do visto canadense.
Na última pesquisa, pela primeira vez, depois dos programas de inglês, o francês tem sido um dos cursos mais comercializados pelas agências de intercâmbio. Para quem não sabe, o Canadá tem duas línguas oficiais: o inglês e o francês. Incrível, não?
Neste artigo, vamos tirar as principais dúvidas de quem pretende fazer intercâmbio no Canadá de seis meses!
Preparado para embarcar nessa?
Leia também: Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2022)
A decisão de fazer intercâmbio no Canadá de seis meses requer muito planejamento, pois você vai ficar um semestre fora do Brasil apenas estudando.
Depois de muitas pesquisas e de escolher a cidade canadense para chamar de sua, será necessário verificar a instituição de ensino (escola ou faculdade), custo de vida e oportunidades de trabalho.
Nesse último tópico, se optar por um programa que lhe permite estudar e trabalhar depois dos 6 meses no país.
Se pretende economizar, escolha um período de baixa temporada, como o de dezembro a fevereiro. Julho e agosto são os mais caros, e as despesas chegam a subir 30% nas grandes cidades.
Leia também: Intercâmbio no Canadá com trabalho: saiba como planejar o seu
Para fazer intercâmbio no Canadá de seis meses, você vai precisar aplicar para um visto de estudante, já que o tempo de permanência excede as condições do visto de turista.
Todo o processo de visto pode durar até três meses. Por isso, o consulado recomenda que o candidato faça a aplicação cinco meses antes do início do curso.
Existem algumas opções para o seu intercâmbio no Canadá de 6 meses. Porém, tudo vai depender dos seus objetivos e orçamento. Confira abaixo alguns dos tipos de intercâmbio mais comuns!
Muito popular nos Estados Unidos, o high school também existe no Canadá — inclusive, costuma ser bem mais baixo. Cada vez mais jovens brasileiros optam por fazer um intercâmbio enquanto ainda estão no ensino médio.
O tempo de duração do programa pode ser de 6 meses (de setembro a fevereiro ou de fevereiro a junho) ou por um ano. O principal requisito é ter o nível de inglês intermediário, e o estudante estrangeiro pode cursar no país o 1º, 2º ou 3º ano.
O high school no Canadá pode ser feito em escolas públicas e privadas, sendo ambas pagas pelo intercambista. Porém, as públicas são mais baratas.
Os custos por um semestre variam conforme a cidade e a escola, algo em torno de CAD$ 8 mil a CAD$ 15 mil, incluindo estudos, acomodação, seguro-saúde e traslado.
Os cursos de idiomas são os mais procurados no Canadá. É possível encontrar cursos tanto de inglês quanto de francês, pois o país é bilíngue — você pode optar por ficar em uma cidade onde a língua predominante é o francês e estudar o inglês (vice-versa).
Os programas de inglês mais comuns são o geral, para negócios e o acadêmico, além dos de proficiência do idioma. Existem opções de cursos para iniciantes, intermediários e avançados.
Já os cursos de francês geral são para aqueles que desejam fazer um intercâmbio do idioma por um preço bem mais em conta do que na Europa.
Diferente de outros países, o Canadá não permite que estudantes de inglês ou francês trabalhem legalmente. Entretanto, existem outros programas oferecidos no país de estudo e trabalho.
Os alunos matriculados em cursos de nível profissionalizante, mais conhecidos como Colleges, podem trabalhar no Canadá. Os programas têm duração de 6 meses a 2 anos, com a possibilidade de o aluno estender seu visto. Porém, existem algumas regras!
Após o término do seu curso, o intercambista terá a opção de fazer um estágio na área escolhida, chamado de CO-OP, que pode ou não ser remunerado e, mesmo fazendo-o, ele ainda pode continuar trabalhando no turno inverso.
As horas de trabalho permitidas com o visto de estudante são 20h semanais durante o curso e, quando ele termina, caso esteja apto para fazer o estágio, o aluno pode trabalhar 40h semanais, sendo 20 horas por semana de estágio e 20 horas de trabalho remunerado.
Os cursos oferecidos são em diversas áreas como administração, negócios, turismo, gestão de projetos, TI, marketing, entre outros.
Por serem cursos profissionalizantes, o estudante precisa comprovar conhecimento prévio de inglês. Além disso, com os créditos desses cursos ainda é possível fazer a ponte para uma universidade canadense.
Leia também: Como fazer intercâmbio no Canadá com bolsas de estudo?
Fazer um intercâmbio de 6 meses no Canadá tem um preço variado, dependendo da cidade escolhida, do local da acomodação, do preço do curso e outros extras. Por isso, o valor do investimento tende a variar bastante.
A seguir, você conhecerá o preço médio dos intercâmbios de curso de idioma em Vancouver, Toronto e Montreal, as cidades mais procuradas por pessoas de todo mundo que desejam estudar seis meses no Canadá (vinte e quatro semanas).
A seguir, preço de um intercâmbio no Canadá de seis meses por cidade.
Em Vancouver, o curso de inglês é o mais popular. Estudantes do mundo todo escolhem estudar na cidade devido à diversidade cultural, repleta com ótimos museus, galerias de arte, construções arquitetônicas belíssimas e uma vida noturna repleta de opções.
Com um nível de qualidade de vida excelente, a cidade de Toronto é uma ótima opção para diferentes modalidades de intercâmbio. Para aprender inglês, a cidade conta com ótimos cursos preparatórios para os principais exames como IELTS e TOELF.
Montreal é a alternativa ideal para os estudantes que desejam aprender inglês, francês e, até mesmo, os dois idiomas simultaneamente. As instituições de ensino da cidade estão entre as melhores do Canadá e, consequentemente, atrai estudantes do mundo todo.
Cotação C$ 1 – Dólar Canadense (junho 2021): R$ 4,01.
Vale ressaltar que um intercâmbio no Canadá de seis meses também envolve outros gastos extras e que devem ser considerados em qualquer planejamento, tanto quanto seguro-saúde, os custos para tirar o visto e a comprovação financeira, um dos requisitos obrigatórios para obter permissão para entrar no país.
Logo, os valores mencionados nas tabelas acima podem ser ainda maiores.
Agora que você já conhece todo o processo do intercâmbio no Canadá em seis meses, é preciso saber mais. Acesse nosso artigo e conheça muito mais sobre os programas.
Mas como fazer para fechar definitivamente a data de viagem? Vamos ajudar você no próximo passo.
Entre em contato direto com agências de intercâmbio que podem facilitar sua vida na hora de fechar o seu intercâmbio no Canadá. Faça seu cadastro no Intercâmbio Fácil do edublin e encontre os melhores preços e oportunidades.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…