Você sempre teve vontade de fazer um intercâmbio, mas, até hoje, não encontrou uma opção alinhada com as suas crenças religiosas? Bom, fique sabendo que, atualmente, existe a opção de realizar um intercâmbio cristão.
Isso mesmo! Uma experiência que une a vontade de viver por um período fora do Brasil, mas que, ao mesmo tempo, está completamente ligada à sua fé e religião.
O intercâmbio cristão, em geral, é voltado para praticantes da religião cristã e funciona de uma maneira um pouco diferente das outras modalidades de intercâmbio mais conhecidas. Esse tipo costuma ser uma boa oportunidade de estar ainda mais envolvido com a igreja, sendo possível, até, hospedar-se em casas de famílias cristãs, nativas do país escolhido.
Leia também: Intercâmbio: como fazer e quais são os principais destinos para brasileiros
Aliás, de certo modo, conviver com pessoas que compartilham os mesmos valores torna o processo de adaptação no exterior um pouco mais fácil, sem contar que um intercâmbio cristão também é uma grande chance de espalhar o bem, apoiando as causas da igreja e ajudando os mais necessitados.
Atualmente, é possível fazer intercâmbio cristão em diversos países, como Canadá, Austrália, Estados Unidos, África do Sul e Nova Zelândia. Porém, infelizmente, não são todas as agências que oferecem esse tipo de programa de intercâmbio. Na verdade, são poucas.
Contudo, além das agências, há a possibilidade de fazer a viagem pela própria igreja que você frequenta no Brasil. Para isso, claro, é preciso entrar em contato com as pessoas da sua congregação e descobrir se existe essa possibilidade.
Leia também: St. Patrick’s Cathedral: o verdadeiro cartão-postal de Dublin
Leia também: Cruz celta: símbolo de arte, cultura e religiosidade
A jornalista Alessandra Postali, de 26 anos, compartilhou sua experiência de um intercâmbio cristão realizado pouco antes da pandemia, que teve como foco o trabalho missionário e voluntário na Albânia.
Essa experiência aconteceu pela própria igreja, que enviou Alessandra, outros jovens, médicos e dentistas para a Albânia, com o objetivo de contribuir com as comunidades carentes e com a saúde da população local.
Nessa viagem, ela ficou responsável por toda a parte jornalística, como as entrevistas com as pessoas das comunidades, produção de vídeos e registro de fotos, fazendo literalmente a cobertura de toda a viagem.
“Foi incrível! Além de poder conhecer de perto a cultura de um país completamente diferente do Brasil, esse intercâmbio cristão me proporcionou uma conexão tanto com o lugar quanto com as pessoas, muito forte. Fui com o propósito de realmente ajudar e contribuir com as comunidades e voltei com a sensação de missão cumprida e também cheia de aprendizados”, contou Alessandra.
A jornalista ainda compartilhou que a Albânia é um lugar pouco conhecido, apesar de ser um país localizado na Europa, e que antes de descobrir que iria para lá, nunca havia pesquisado nada sobre o destino. Porém, Alessandra disse que a Albânia foi uma ótima surpresa e que poder estar lá sem ser a turismo, mas com uma missão, foi transformador.
“O fato de ter sido um intercâmbio cristão, sem foco em turismo, me fez ter acesso a pessoas e histórias que eu jamais teria conhecido se não fosse por esse caminho. Olhar uma realidade diferente da nossa e poder fazer algo para melhorar é muito bom. A primeira sensação é de que vamos até lá para ajudar, mas, na verdade, quando deixamos o lugar, somos nós que nos sentimos ajudados”, disse.
Leia também: Como visitar a cidade de Fátima em Portugal
Você já sabe qual é o propósito do seu intercâmbio? Quer viver essa experiência unindo a sua fé e religião? Então pesquise qual tipo de intercâmbio cristão está alinhado com os seus objetivos e vá viver essa experiência incrível!
As agências de viagem auxiliam o intercambista a encontrar o melhor destino para realizar o intercâmbio cristão. Não é necessário que ela seja especialista no tema, já que têm contato com várias instituições. Quer começar a pesquisar? Acesse o Orçamento Fácil edublin e receba as melhores propostas com agências parceiras.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…