Você sempre teve vontade de fazer um intercâmbio, mas, até hoje, não encontrou uma opção alinhada com as suas crenças religiosas? Bom, fique sabendo que, atualmente, existe a opção de realizar um intercâmbio cristão.
Isso mesmo! Uma experiência que une a vontade de viver por um período fora do Brasil, mas que, ao mesmo tempo, está completamente ligada à sua fé e religião.
O intercâmbio cristão, em geral, é voltado para praticantes da religião cristã e funciona de uma maneira um pouco diferente das outras modalidades de intercâmbio mais conhecidas. Esse tipo costuma ser uma boa oportunidade de estar ainda mais envolvido com a igreja, sendo possível, até, hospedar-se em casas de famílias cristãs, nativas do país escolhido.
Leia também: Intercâmbio: como fazer e quais são os principais destinos para brasileiros
Aliás, de certo modo, conviver com pessoas que compartilham os mesmos valores torna o processo de adaptação no exterior um pouco mais fácil, sem contar que um intercâmbio cristão também é uma grande chance de espalhar o bem, apoiando as causas da igreja e ajudando os mais necessitados.
Atualmente, é possível fazer intercâmbio cristão em diversos países, como Canadá, Austrália, Estados Unidos, África do Sul e Nova Zelândia. Porém, infelizmente, não são todas as agências que oferecem esse tipo de programa de intercâmbio. Na verdade, são poucas.
Contudo, além das agências, há a possibilidade de fazer a viagem pela própria igreja que você frequenta no Brasil. Para isso, claro, é preciso entrar em contato com as pessoas da sua congregação e descobrir se existe essa possibilidade.
Leia também: St. Patrick’s Cathedral: o verdadeiro cartão-postal de Dublin
Leia também: Cruz celta: símbolo de arte, cultura e religiosidade
A jornalista Alessandra Postali, de 26 anos, compartilhou sua experiência de um intercâmbio cristão realizado pouco antes da pandemia, que teve como foco o trabalho missionário e voluntário na Albânia.
Essa experiência aconteceu pela própria igreja, que enviou Alessandra, outros jovens, médicos e dentistas para a Albânia, com o objetivo de contribuir com as comunidades carentes e com a saúde da população local.
Nessa viagem, ela ficou responsável por toda a parte jornalística, como as entrevistas com as pessoas das comunidades, produção de vídeos e registro de fotos, fazendo literalmente a cobertura de toda a viagem.
“Foi incrível! Além de poder conhecer de perto a cultura de um país completamente diferente do Brasil, esse intercâmbio cristão me proporcionou uma conexão tanto com o lugar quanto com as pessoas, muito forte. Fui com o propósito de realmente ajudar e contribuir com as comunidades e voltei com a sensação de missão cumprida e também cheia de aprendizados”, contou Alessandra.
A jornalista ainda compartilhou que a Albânia é um lugar pouco conhecido, apesar de ser um país localizado na Europa, e que antes de descobrir que iria para lá, nunca havia pesquisado nada sobre o destino. Porém, Alessandra disse que a Albânia foi uma ótima surpresa e que poder estar lá sem ser a turismo, mas com uma missão, foi transformador.
“O fato de ter sido um intercâmbio cristão, sem foco em turismo, me fez ter acesso a pessoas e histórias que eu jamais teria conhecido se não fosse por esse caminho. Olhar uma realidade diferente da nossa e poder fazer algo para melhorar é muito bom. A primeira sensação é de que vamos até lá para ajudar, mas, na verdade, quando deixamos o lugar, somos nós que nos sentimos ajudados”, disse.
Leia também: Como visitar a cidade de Fátima em Portugal
Você já sabe qual é o propósito do seu intercâmbio? Quer viver essa experiência unindo a sua fé e religião? Então pesquise qual tipo de intercâmbio cristão está alinhado com os seus objetivos e vá viver essa experiência incrível!
As agências de viagem auxiliam o intercambista a encontrar o melhor destino para realizar o intercâmbio cristão. Não é necessário que ela seja especialista no tema, já que têm contato com várias instituições. Quer começar a pesquisar? Acesse o Orçamento Fácil edublin e receba as melhores propostas com agências parceiras.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…