Pensando em fazer intercâmbio em Toronto? Então, este artigo é para você! Uma cidade multicultural e com centro comercial e financeiro mais importante do Canadá, Toronto pode ser comparada com grandes capitais como São Paulo e Nova Iorque. Com 3 milhões de habitantes, é a cidade mais populosa do país e fica localizada na província de Ontário.
Toronto e Vancouver têm um custo de vida muito semelhante e são as cidades mais procuradas pelos intercambistas brasileiros. Porém, se você quer fazer um curso de idioma e economizar, Toronto pode ser a melhor opção!
Além de ótimas escolas, a cidade é indicada para aqueles estudantes que gostam de aproveitar atividades culturais e de entretenimento. São diversas opções de restaurantes, bares, vida noturna, shows e atrações turísticas.
Assim como em outras cidades canadenses, Toronto tem imigrantes do mundo todo! É um mix de nacionalidades que chegam na cidade para estudar e buscar oportunidades de trabalho.
Geralmente, os canadenses são muito educados e recebem bem os estrangeiros que vão ao país. Incrível, não?
Para ajudar você, neste artigo, vamos falar sobre como é fazer um intercâmbio em Toronto.
Já anota todas as dicas se esse for o seu destino e comece o seu planejamento!
Leia também: Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2022)
Ainda com dúvida se essa é a cidade ideal para o seu intercâmbio? Fique tranquilo! Ainda vamos falar mais detalhes dessa metrópole. A cidade é muito acolhedora, com uma população super hospitaleira e simpática. Tudo é muito organizado e a cidade inteira funciona!
Toronto é a maior e mais importante cidade do Canadá, com um alto índice de qualidade de vida e segurança. Em 2017, foi considerada pelo Economist a quarta melhor cidade do mundo para se viver e uma das mais seguras do Canadá e do continente americano.
Assim como outras regiões do país, ela conta com uma estrutura educacional de primeiro mundo, com diversas opções de instituições de ensino e universidades. Um ponto positivo é que a região fica muito bem localizada, o que facilita as viagens para outras cidades do Canadá, como a capital Ottawa e Montreal. Porém, existe muita coisa também para se fazer na cidade!
Leia também: Intercâmbio no Canadá com trabalho: saiba como planejar o seu
Uma das atrações turísticas mais conhecidas é o CN Tower, que tem 553 metros de edifício, o equivalente a 170 andares, que dá para ver a cidade inteira lá de cima.
É possível vivenciar a experiência em uma plataforma de chão de vidro ou no observatório interno da torre, além de fazer uma refeição no 360 Restaurant — que fica no alto da torre, girando lentamente, e permite ter uma visão 360º de Toronto.
Situada à margem norte do Lago Ontário, o Harbourfront Centre é rodeado por galerias, teatros, restaurantes e lojas. Outro atrativo do centro da cidade é o PATH, um complexo de túneis subterrâneos existentes que abriga estabelecimentos de todos os tipos!
Para quem gosta de natureza, a cidade de Toronto tem acesso às Cataratas do Niágara, uma das maiores do mundo, além dos vários lagos cristalinos e florestas que valem a pena serem exploradas.
Leia também: Como fazer intercâmbio no Canadá com bolsas de estudo?
Fazer um intercâmbio em Toronto é muito mais do que aprender um idioma. Porém, a cidade oferece outras opções de programas. Para os mais jovens, o High School é um intercâmbio em que alunos do ensino médio podem estudar no país — é bem mais barato que nos Estados Unidos!
O tempo de duração do programa pode ser de 6 meses ou um ano, e o principal requisito é ter o nível de inglês intermediário. O programa pode ser feito em escolas públicas e privadas, ambas pagas pelo intercambista.
Quer melhorar o currículo, ter uma experiência de trabalho internacional e, ainda, treinar o inglês? Então, o intercâmbio com trabalho pode ser a sua escolha! O estudante internacional pode optar pelos cursos profissionalizantes, oferecidos em diversas áreas como Administração, Negócios, Turismo, Gestão de Projetos, TI, Marketing, entre outras.
Os cursos acadêmicos de longa duração como de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado também permitem a possibilidade de trabalho. Em ambos, é exigida a comprovação do conhecimento prévio de inglês.
Leia também: Onde fazer intercâmbio no Canadá: principais cidades e regiões
Sem dúvida, o intercâmbio mais procurado pelos estudantes internacionais é o curso de idioma. Você pode escolher fazer inglês ou francês, pois o país é bilíngue. Os programas de inglês mais comuns são o geral, para negócios, o acadêmico e de proficiência do idioma, e os níveis dos cursos são para iniciantes, intermediários e avançados.
Importante destacar que o Canadá não permite que alunos de cursos de idiomas trabalhem enquanto estudam.
Independentemente do tipo de programa, seja para trabalho, seja estudo, é imprescindível que você levante todas as informações sobre documentação para entrar no país. Uma delas é a solicitação do visto canadense. O processo para obter o documento depende muito da finalidade da sua viagem.
Se quiser saber mais informações sobre esse assunto, confira o nosso artigo sobre vistos no Canadá.
As principais instituições de ensino em Toronto para cursos de idioma, que são os mais procurados pelos brasileiros, são:
As escolas mais conhecidas são a ILAC e ILSC. A dica aqui para escolher a melhor escola é pesquisar o método de ensino e priorizar aquela que esteja alinhada mais com seu objetivo.
Leia também: Escolas para intercâmbio no Canadá: qual escolher?
Ficou apaixonado por Toronto? Então, antes de planejar seu intercâmbio, você precisa conhecer bem a rotina da cidade, clima, custo de vida e entretenimento. Por esse motivo, detalhamos mais como é viver em Toronto. Confira!
As estações em Toronto são bem-definidas, com verão quente, acontecendo no período de junho a início de setembro. No inverno, os termômetros chegam até -10ºC, sendo que janeiro é o mês com mais neve em Toronto. Então, caso você queira aproveitar o frio e muita neve, opte pelos meses de dezembro a fevereiro — é baixa temporada!
Quando você inicia as pesquisas para fazer um intercâmbio no exterior, é muito importante levar em consideração o custo para viver na cidade escolhida, que vai também depender muito do seu estilo de vida.
A seguir, você confere os gastos básicos mensais para viver em Toronto
(*) Cotação C$ 1 – Dólar Canadense (junho 2021): R$ 4,01.
Quer saber mais sobre o custo de vida em Toronto? No site Numbeo, que é um banco de dados global de contribuição colaborativa de preços relatados pelos consumidores locais, você consegue buscar mais informações sobre valores de produtos, alimentos, serviços e muito mais!
Dica E-Dublin! Para quem gosta de fazer compras, Toronto é a cidade perfeita! Por lá, você encontra grandes redes de lojas, e os preços são bem parecidos com aqueles praticados nos Estados Unidos, principalmente para produtos eletrônicos e roupas.
Leia também: Intercâmbio em Vancouver: saiba como estudar e trabalhar na cidade canadense
Toronto é uma cidade perfeita para ser explorada a pé, mas, por ser uma metrópole, o ideal é usar algum tipo de transporte público para andar pelos locais mais distantes do centro. O sistema de transporte público é todo interligado e dá para usar todos os modais com uma única passagem.
A cidade conta com linhas de metrô (subway), rotas de bondes (streetcar) e linhas de ônibus. As linhas de metrô são bem eficientes e atendem, principalmente, a área mais central e os pontos turísticos. Os ônibus e os streetcars, normalmente, fazem ligação entre as principais estações de metrô.
Toronto tem uma economia muito forte, sendo o principal polo industrial, comercial, financeiro e de mídia em todo Canadá. Além disso, o ramo turístico é excelente e gera inúmeros empregos na cidade.
Os estudantes estrangeiros, normalmente, conseguem trabalho na área de serviços, atendimento ao público e hotelaria. O salário mínimo fica em torno C$ 14 por hora e o intercambista pode trabalhar 20 horas semanais.
Nos cursos de career colleges ou das universidades, o estudante tem, ainda, as opções de trabalho Co-op (estágio) e Post Graduation Work Permit (PGWP). Cada um tem suas particularidades e nem sempre estão disponíveis para todos os programas de estudo e trabalho.
Agora que você já conhece mais sobre Toronto, está com meio caminho andado para realizar seu sonho. Mas como fazer para fechar definitivamente a data de viagem? Vamos ajudar você no próximo passo.
Entre em contato direto com agências de intercâmbio que podem facilitar sua vida na hora de fechar o seu intercâmbio no Canadá. Faça seu cadastro no Orçamento Fácil E-Dublin e encontre os melhores preços e oportunidades.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…