Que tal fazer seu intercâmbio em Vancouver? Considerada, inúmeras vezes, como uma das melhores cidades para se viver no mundo, Vancouver ainda tem um cenário espetacular! Uma mistura entre oceano e montanhas, combinado com uma bela paisagem urbana.
Vancouver apresenta um visual de tirar o fôlego com praias, ilhas, parques — são mais de 180 deles — e inúmeras atrações outdoor! Com um cenário portuário, a cidade tem um clima que costuma agradar muito os brasileiros, onde, no inverno, o termômetro raramente desce abaixo de zero grau e neva muito pouco. Por isso, as estações bem-definidas fazem de Vancouver um excelente destino em qualquer época do ano.
Além do idioma, se optar pela cidade para fazer o seu intercâmbio, você vai ter contato com pessoas do mundo inteiro! Ficou interessado em saber mais? Listamos alguns pontos importantes para você começar a planejar o seu intercâmbio em Vancouver.
Leia também: Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2022)
Fazer um intercâmbio em Vancouver será uma experiência incrível na sua vida! A cidade conta com muita natureza ao seu redor, transporte público de qualidade, escolas públicas para crianças, boas universidades e muitas opções de programas culturais.
Além disso, ela é conhecida no Canadá por seus programas inovadores nas áreas de sustentabilidade ambiental, acessibilidade e inclusão.
Não é à toa que foi considerada uma das cidades mais limpas do mundo!
Vancouver está localizada na costa oeste do Canadá, na Província da Colúmbia Britânica. A incrível cidade litorânea tem cerca de 700 mil habitantes. Porém, sua região metropolitana conta com mais de 2 milhões de pessoas. A maioria de seus habitantes são etnicamente diversos, que chegam ao país para estudar e trabalhar.
A cidade é uma espécie de Rio de Janeiro da América do Norte e com um ritmo mais relax. A cidade tem apelido de “Raincouver” por ser uma cidade chuvosa e amplamente conhecida como a Hollywood canadense. Um importante polo utilizado na gravação de vários filmes e séries, abrigando um dos maiores sets a céu aberto bem ao norte do continente americano.
Se o seu objetivo é fazer um intercâmbio de idioma, vale ressaltar que, por lá, existem muitas escolas excelentes e com altos níveis educacionais. É o lugar perfeito para quem quer estudar inglês com auxílio da cultura local.
São alunos de todo o mundo que chegam a Vancouver para estudar por causa das grandes universidades, oportunidade de imigração e ambiente descontraído. Cada um trazendo sua cultura e gastronomia.
Leia também: Intercâmbio: Canadá ou Irlanda? Entenda as diferenças entre os países
Vancouver é uma cidade extremamente acolhedora, justamente por ter grande parte de sua população formada por imigrantes. Em geral, os canadenses são muito educados e recebem bem os estrangeiros que vão ao país.
O intercambista pode optar por três tipos de programas: o high school, curso de idiomas (inglês e francês), estudo e trabalho (cursos técnicos e universitários).
Vamos explicar melhor cada um deles a seguir
Independentemente do tipo de programa, seja para trabalho, seja para estudo, é imprescindível você levantar todas as informações sobre documentação para entrar no país.
Uma delas é a solicitação do visto canadense. O processo para obter o documento depende muito da finalidade da sua viagem. Se quiser saber mais informações sobre esse assunto, confira o nosso artigo sobre vistos no Canadá.
Leia também: Onde fazer intercâmbio no Canadá: principais cidades e regiões
Agora que você já conhece a cidade de Vancouver e sabe os tipos de intercâmbio disponíveis no país, vamos falar um pouco sobre as escolas. Sem dúvida, uma das maiores vantagens da cidade é contar com as melhores escolas do Canadá.
Aqui, vamos falar as principais delas para curso de idioma.
Confira!
A dica, aqui, para escolher a melhor escola é pesquisar o método de ensino e priorizar aquela que esteja alinhada mais ao seu objetivo. Leia sobre cada uma delas aqui.
Conhecer bem o dia a dia da cidade, pontos turísticos, entretenimento, clima e custo de vida também devem estar na lista de pesquisas para o seu planejamento. Por isso, chegou a hora de você saber como é viver em Vancouver.
Vamos começar pelo clima, que pode ser considerado um dos principais motivos de muitos brasileiros optarem pela cidade. Para os padrões canadenses, Vancouver é uma cidade relativamente quente. Mesmo assim, as médias de temperatura no verão variam de 15°C a 23°C e, no inverno, fica em torno dos 5°C.
No verão, é importante destacar que os preços de acomodação ficam mais caros! Então, a primavera, entre março e maio, pode ser a melhor opção para aqueles que desejam economizar e aproveitar a temperatura para fazer turismo no país.
Já no inverno, a cidade também é bastante atraente, principalmente para os intercambistas que querem aproveitar as pistas de neve para esquiar em Whistler, uma das principais atrações do país.
O custo de vida em Vancouver é um dos mais altos do Canadá. A cidade conta com excelente infraestrutura e, sem dúvida, os maiores gastos são com moradia. Porém, eles vão depender muito do seu estilo de vida. Uma boa opção para economizar é dividir quartos com outros estudantes ou considerar ficar em uma casa de família.
Abaixo, você confere os gastos mensais para um estilo de vida básico e sem luxos:
(*) Cotação C$ 1 – Dólar Canadense (junho 2021): R$ 4,01.
No site Numbeo, que é um banco de dados global de contribuição colaborativa de preços relatados pelos consumidores locais, você consegue saber mais detalhes sobre o custo de vida em Vancouver.
Mesmo que você consiga fazer tudo relativamente a pé ou de bicicleta, Vancouver tem um dos melhores sistemas de transporte público do Canadá. Por lá, o sistema de transporte público é dividido em zonas e, quanto maior a distância percorrida, maior será o valor pago. As rotas de ônibus percorrem toda a cidade e funcionam tanto durante o dia quanto à noite.
O Sky Train é o metrô da cidade, com três linhas que interligam o centro da cidade e os subúrbios. O SeaBus é um serviço de balsa que faz travessia pelos rios da cidade, conectando a estação Waterfront e Lonsdale Quay.
Para aqueles intercambistas que vão ficar na cidade por mais de três semanas, vale a pena adquirir o BusPass, que é um passe de cartão para ser usado nos sistemas de transporte na província de British Columbia.
Vancouver tem a natureza como suas principais atrações turísticas. O Stanley Park, as praias de Kitsilano Beach e English Bay, Capilano Suspension Bridge e Lynn Canyon, ambos famosos pelas pontes suspensas entre árvores. Nos arredores da cidade, há destinos incríveis, como as montanhas nevadas de Whistler e a Grouse Mountain.
A cidade também oferece muitas opções de compras, gastronomia e festa. É uma cidade jovem do Canadá, ocupada por milhares de estudantes do mundo inteiro. Granville Street é um dos maiores points noturnos da cidade.
Os estudantes que querem fazer um intercâmbio em Vancouver, com trabalho, podem encontrar com facilidade empregos durante o período de estudos. Normalmente, os estudantes conseguem trabalho na área de serviços, atendimento ao público e hotelaria. O salário-mínimo fica em torno C$ 13,85 por hora e o intercambista pode trabalhar 20 horas semanais.
Nos cursos de career colleges ou das universidades, o estudante tem, ainda, as opções de trabalho Co-op (estágio) e Post Graduation Work Permit (PGWP). Cada um tem suas particularidades e nem sempre estão disponíveis para todos os programas de estudo e trabalho.
Se você tem pretensão de imigrar para o país posteriormente, temos uma dica: a área de tecnologia apresenta muitas oportunidades de trabalho e hospeda grandes indústrias de biotecnologia, combustíveis alternativos e TI. Além disso, o comércio internacional é a principal fonte de renda da cidade, seguido pelo turismo.
Leia também: Trabalhar no Canadá: tudo o que você precisa saber
Agora que você sabe como fazer intercâmbio em Vancouver, já é meio caminho andado para realizar seu sonho de viver no Canadá.
Mas como fazer para fechar definitivamente a data de viagem? Vamos ajudar você no próximo passo.
Entre em contato direto com agências de intercâmbio que podem facilitar sua vida na hora de fechar o seu intercâmbio no Canadá.
Faça seu cadastro no Intercâmbio Fácil do E-Dublin e encontre os melhores preços e oportunidades.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…