Intercâmbio na Irlanda atrai estudantes de mais de 100 países

Adquirir fluência no inglês, conhecer novas pessoas, vivenciar uma nova cultura, viajar pela Europa… Fazer um intercâmbio facilita em todas estas questões. Mas, para onde ir? Desde meados dos anos 2000, fazer um intercâmbio na Irlanda tem se tornado atrativo para estudantes que querem investir no estudo do idioma e, por que não, num curso superior.

Onde fazer o intercâmbio é uma das grandes dúvidas dos estudantes. Crédito: stockasso/depositphotos

Os habitantes da terra dos leprechauns são muito receptivos e festeiros – e há quem diga que o comportamento é bem parecido com o dos brasileiros, o que pode ajudar bastante na adaptação. Portanto, ponto positivo para a Ilha Esmeralda.

Benefícios para estudantes

A Irlanda faz parte dos top 5 países que mais recebem pessoas a fim de aprimorar o inglês, juntamente com Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Canadá. Isso porque nos últimos anos as autoridades que gerenciam o ensino do idioma para estrangeiros criaram padrões elevados de excelência e controle, o que também demonstra que o país é aberto a estes estudantes.

Irlanda recebe estudantes de 101 países diferentes. Crédito: monkeybusiness/depositphotos

De acordo com um estudo realizado pelo MEI (Marketing English in Ireland), somente no ano 2016, o país recebeu estudantes de 101 países. E eles resultam em €762 milhões para o país – mais um fator que assegura que serão bem-vindos e bem tratados.

Continua após a publicidade

Além disso, com o Brexit e possíveis mudanças que ele irá apresentar aos turistas e na obtenção do visto, a Irlanda pode se tornar a melhor opção na Europa para o aprendizado de inglês.

Intercâmbio em Dublin

Entre os benefícios com o idioma e as demais questões que já falamos, você também pode realizar seu curso e sentir-se um cidadão do mundo ao fazer o intercâmbio em Dublin, por exemplo, que além de propiciar a vivência em uma grande metrópole com acesso a facilidades como transporte eficiente pela Europa, segurança e uma vida cultural agitada, também te colocará em contato com gente de todo o mundo.

Dublin é uma cidade jovem e oferece muitas atrações. Crédito: mady70/depositphotos

Aliás, Dublin é uma capital jovem, com quase metade dos seus mais de 1 milhão de habitantes entre 15 e 49 anos de idade. Portanto, aproveite juntamente com os dubliners – como são chamados, especificamente, os moradores da capital irlandesa – para curtir os mais de 600 pubs espalhados pela cidade.

Além de frequentar os pubs – tradição local – com os irlandeses, você também aprenderá a tomar chá com leite, comer feijão no café da manhã – o famoso irish breakfast, que leva linguiça, ovos fritos, tomate e algo mais – e ainda a tomar cerveja ‘quente’.

Outra curiosidade é que embora a Irlanda seja o destino de estudantes em busca de aperfeiçoar o inglês, o gaélico também é idioma oficial no país.

Custo de vida

Em comparação a outros países de língua inglesa, o custo é um fator que favorece a Irlanda. A comprovação financeira (normalmente a maior dificuldade para os estudantes) é de 3000 euros para a obtenção do visto de estudante de 8 meses (Stamp 2).

Moradia e alimentação também são outro fator importante.  Em Dublin, por exemplo, um aluguel de um quarto varia entre 400 e 700 euros mensais – esse valor cai em cidades do interior. Já o preço médio de uma refeição simples nos restaurantes é de 10 euros.

Trabalho no exterior

Na Irlanda, a área de tecnologia emprega muitos profissionais estrangeiros. Crédito: violetkaipa/depositphotos

Você sabia que a Irlanda tem se tornado o novo polo tecnológico da Europa? A Ilha abriga boa parte das grandes multinacionais do setor, como Dell, Apple, Motorola, Google, Facebook, entre outras. E não é só isso! Setores como biotecnologia, engenharia, finanças e outras áreas também têm atraído grandes empresas internacionais.

Com a economia em aquecimento, o país tem aberto o mercado para profissionais estrangeiros de diversas áreas. Logo, é uma boa oportunidade para tentar conciliar o intercâmbio com curso de inglês e o trabalho de meio período, mesmo com o visto de estudante – diferentemente de outros países de língua inglesa. Assim, quem sabe você não aproveita que a Irlanda tem se tornado um polo de referência de grandes empresas e também encontra o caminho para sua carreira no exterior?

Imagens via Depositphotos
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Deby Pimentel

Jornalista com MBA em Marketing e Empreendedorismo e uma paulistana apaixonada por fotografia, gastronomia e tecnologia. Uma virginiana que adora novas culturas e desafios. Acredita que a informação é sempre a melhor maneira de transformar sonhos em possibilidades.

Recent Posts

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025

‘Currículo europeu’: dicas, informações e passo a passo para montar o seu

Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…

31 de março de 2025