Imagina iniciar o seu intercâmbio no meio de uma pandemia? Pois é, muitos intercambistas aterrissaram na Irlanda entre janeiro e março, quando ainda as notícias sobre o Covid-19 na ilha não eram tão avassaladoras. Não havia “lockdown” e nem se esperava que o país entrasse em um isolamento social tão severo, fechando departamentos e limitando suas fronteiras.
Sem conseguir tirar documentos ou ter auxílio governamental, muitos desses intercambistas estão perdidos. Levantamos algumas informações sobre agendamento de visto, solicitação de PPS e auxílio governamental para tentar esclarecer algumas dúvidas frequentes que o E-Dublin recebe via redes sociais.
Com as medidas de “lockdown” do governo irlandês, muitos serviços estão fechados ao público. Também foram pausados agendamentos em sistemas de imigração, proteção internacional (asilo), permissões de emprego e vistos.
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O Serviço de Imigração não está aceitando pedidos de visto de turismo, negócios ou estudos até novo aviso. Os pedidos de visto só serão aceitos em casos específicos como membros da família de cidadãos irlandeses, pesquisadores e profissionais de saúde, diplomatas, trabalhadores de ajuda humanitária, funcionários de organizações internacionais e militares, entre outros específicos. Ou seja, intercambistas não estão na lista.
Quem já está na Irlanda e tem o IRP, mas precisa renovar o visto, pode ficar tranquilo. O Immigration Service Delivery (o novo nome do INIS) anunciou que renovará as autorizações de residência irlandesa (IRP, antes conhecidas como cartões GNIB) automaticamente para pessoas cujas licenças expiram entre 20 de março de 2020 e 20 de maio de 2020, ou seja, que farão a renovação.
Você não receberá um novo IRP durante esse período. Você também não receberá uma carta de permissão. Quando os serviços normais forem retomados, você deverá ir ao escritório de registro local. O ISD anunciará em seu site quando seus serviços retornarem ao normal.
Se você já tinha marcado um horário para comparecer ao escritório de registro, o ISD reorganizará seu compromisso posteriormente.
Quem ainda não possui o IRP, não consegue tirar um novo documento no momento. Como dissemos acima, os vistos estão sendo emitidos apenas para ocasiões urgentes. Ainda não há previsão para quando a situação volte a ser regular.
O E-Dublin entrou em contato com o Department of Justice and Equality para saber quais são as medidas possíveis para esses brasileiros tomarem, mas até o momento não recebeu uma resposta.
Segundo informações do governo irlandês, o departamento adiou temporariamente o processo presencial do PPS em seus escritórios por causa da pandemia do Covid-19. No entanto, é possível tentar obter o número do documento por e-mail. Basta seguir os seguintes passos:
Os documentos precisam ser copiados, digitalizados ou fotografados e enviados:
Você deve garantir que todos os documentos que você está enviando estejam legíveis. O Departamento emitirá o PPS por correio para o seu endereço. O serviço está disponível apenas para pessoas que moram na Irlanda e que tenham um motivo para tirar o PPS.
Mas atenção: muitos pedidos estão sendo negados sem uma carta do empregador, por exemplo. Também não é possível ter como motivo tirar carteira de habilitação, já que os serviços da NDSL estão suspensos.
Intercambistas que já iniciaram os estudos em escolas de inglês ou faculdades não serão penalizados por não frequentar o curso durante o período de emergência. Se você possui o Stamp 2, pode trabalhar até 40 horas por semana enquanto sua escola estiver fechada devido à pandemia do COVID-19. Lembrando que é preciso ter o PPS para conseguir um trabalho formal.
Se você perdeu o emprego por causa da pandemia, pode solicitar o Pagamento por Desemprego COVID-19. Isso não afetará sua renovação com a imigração. O Conselho Irlandês para Estudantes Internacionais também publicou um recurso on-line para estudantes internacionais durante a pandemia do COVID-19.
Mais informações podem ser encontradas no site do Citizens Information.
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