Intercâmbio no Canadá de um mês vale a pena? Sim, desde que isso esteja alinhado com os seus objetivos. Mesmo sendo um período curto, dá para aproveitar bastante o intercâmbio de apenas 30 dias!
Essa opção é perfeita para quem quer aproveitar as férias de trabalho para estudar, melhorar o idioma e o currículo profissional, além de vivenciar uma experiência no exterior e conhecer gente do mundo todo.
Hoje, o Canadá recebe muitos brasileiros, com várias faixas etárias, que querem tirar o máximo de proveito em pouco tempo. O país tem um excelente sistema de educação, um povo extremamente simpático e paisagens de tirar o fôlego!
Inclusive, além de estudar, você pode aproveitar os finais de semana para fazer turismo no país e conhecer outras cidades.
A seguir, o Edublin conta mais detalhes sobre um intercâmbio no Canadá de um mês.
Confira!
Leia também: Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2022)
O primeiro passo é você começar suas pesquisas e saber quanto tem de orçamento! Em seguida, definir a cidade, tipo de curso, acomodação e passagem aérea. Muitas agências no Brasil oferecem pacotes de intercâmbio no Canadá de um mês, mas você pode fazer por conta própria, direto com as instituições de ensino.
Outro detalhe importante é a emissão do visto canadense. Nesse caso, como o tempo é curto, o visto indicado é o de turismo, com duração de até 6 meses (24 semanas).
O processo de visto para o Canadá requer comparecimento do solicitante no horário marcado para a coleta biométrica — necessária para todas as pessoas entre 14 e 89 anos para fins de turismo, estudo, trabalho ou residência permanente.
Os documentos necessários para emissão do visto de turismo são:
O visto de turismo custa CAD$ 100, cerca de R$ 400. Não esqueça de dar entrada no processo, pelo menos, dois meses antes do seu embarque! Para mais informações, clique aqui.
Desde maio de 2017, os brasileiros com visto americano válido e/ou que tenham tido um visto canadense nos últimos dez anos podem solicitar apenas o Electronic Travel Authorization (eTA).
O eTA funciona como um visto on-line: basta entrar no site do governo do Canadá, informar os dados do passaporte, do visto obtido e pagar uma taxa de CAD$ 7.
Na maior parte das vezes, em poucos minutos, o solicitante tem a autorização eletrônica de viagem aprovada e confirmada por e-mail.
Leia também: Intercâmbio no Canadá de seis meses: vale a pena?
Agora que você já sabe as principais informações sobre um intercâmbio no Canadá de um mês, vamos falar dos tipos de cursos disponíveis para esse período.
Os programas de inglês são o general, o business e o academic, além dos de proficiência e o general french (curso de francês geral).
Sim, você não leu errado! O Canadá tem dois idiomas oficiais: o inglês e o francês. O país é uma nação bilíngue, mas a maioria das pessoas falam inglês.
Na verdade, depende muito da região. O Canadá é também uma ótima opção para quem deseja fazer um intercâmbio de idioma em francês, por um preço bem mais em conta do que na Europa. Abaixo, listamos cada um deles.
Importante! Diferentemente de outros países, o intercambista que estuda inglês ou francês no Canadá não pode trabalhar. Entretanto, existem outros programas oferecidos no país de estudo e trabalho.
Leia também: Trabalhar no Canadá: tudo o que você precisa saber
Provavelmente, você vai lembrar de Toronto e Vancouver, que são as cidades mais procuradas pelos estudantes internacionais, metrópoles e, consequentemente, têm um custo de vida mais alto. Porém, existem outras cidades para se fazer um intercâmbio no Canadá de um mês.
Montreal ou Quebec, regiões colonizadas por franceses, são ótimas opções para aqueles intercambistas que desejam aprender francês e inglês. Temos, ainda, Calgary, Victoria, Whistler e Ottawa (capital do país) para cursos de inglês.
Mas o que levar em consideração quando for escolher a cidade? Você precisa escolher um local alinhado com o seu objetivo, orçamento, clima, estilo de vida, entretenimento e pontos turísticos. Só assim, em pouco tempo, vai conseguir aproveitar ao máximo o seu intercâmbio!
Leia também: Onde fazer intercâmbio no Canadá: principais cidades e regiões
Se você comparar com uma viagem de férias convencional para o exterior, o valor é praticamente o mesmo e você ainda ganha de bônus um curso de idioma.
Somando todos os gastos, abaixo, veja uma média de quanto custa um intercâmbio no Canadá de um mês (quatro semanas) para estudar inglês.
Cotação C$ 1 – Dólar Canadense (junho 2021): R$ 4,01.
As vantagens são a própria vida no Canadá, a chance de praticar o idioma, crescimento pessoal e a possibilidade de conhecer pessoas de todo o mundo.
Além disso, os preços dos cursos em relação a países como Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália são bem mais em conta.
As principais desvantagens são o tempo de duração do intercâmbio e o alto investimento. Porém, não desanime se essa for a sua única opção!
É possível ter uma experiência incrível em apenas um mês no Canadá. Se optar por esse programa, tente praticar o máximo que conseguir e aproveitar cada segundo da viagem.
Vamos ajudar você no próximo passo.
Entre em contato direto com agências de intercâmbio que podem facilitar sua vida na hora de fechar o seu intercâmbio no Canadá. Faça seu cadastro no Intercâmbio Fácil do edublin e encontre os melhores preços e oportunidades.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…