Intercâmbio nos EUA? Será que esse é o seu destino?

Foto: Shutterstock

Setembro é o mês das maiores feiras de intercâmbio na Brasil, mas antes de você se preparar para a maratona, vale parar por alguns instantes e se perguntar: O que eu realmente busco no meu intercâmbio? Que destino melhor se adéqua às minhas expectativas? Foi pensando nisso que decidimos explorar um pouquinho de vários destinos de intercâmbio durante todo este mês, para te ajudar na hora de escolher o que é melhor pra você!

Como cada cabeça tem uma sentença e cada estudante tem um país alvo para fazer o intercâmbio, a escolha está relacionada com os objetivos, o perfil, o preço e a concessão do visto.

Os que decidirem estudar idiomas nos Estados Unidos, por exemplo, terão acesso aos cenários conhecidos por meio de filmes e séries, bem como aos pontos turísticos mais divulgados do planeta. Porém, prepare-se para a burocracia, que é bem grande, tendo em vista que a imigração ilegal é um dos maiores problemas deste país.

Mil focos em um país

Pra começar, imagine a oportunidade de estar em Nova York. Isso significa Estátua da Liberdade, Broadway e Central Park. Sem contar poder andar pelo mesmo caminho dos protagonistas de filmes como Harry e Sally, das personagens das séries Gossip Girl e Sexy and The City.

Continua após a publicidade

Foto: Songquan Deng / Shutterstock.com

Os focados na parte educacional, mas que já têm o inglês fluente, podem tentar se matricular ou conseguir uma bolsa em uma das inúmeras universidades locais, muitas renomadas mundialmente. Quem em sã consciência não quer trazer no currículo um título em Stanford, Princeton, Yale, Columbia ou Harvard? Essas, aliás estão no topo do ranking das melhores faculdades de solo estadunidense, conforme apontado pela revista Forbes.

Outra vantagem é o posicionamento do território americano, que favorece a presença de climas diferentes. Assim, caso haja preocupação com a adaptação biológica, basta escolher um local com temperatura semelhante ao país de origem.

Na lista de cidades mais procuradas pelos estudantes, estão Chicago, Boston, Denver, Los Angeles e San Diego. A diversidade entre elas é grande, o que possibilita receber quase todos os tipos de estudantes, dos mais diversos interesses e origens.

Valores e burocracia

Por outro lado, a flexibilidade acaba na hora da concessão do visto. O país é procurado por muitos imigrantes em busca do “sonho americano” e por este motivo, os critérios para entrada em território estadunidense estão cada vez mais rigorosos.

Foto: Shutterstock

Quem optar por este destino com o objetivo de aprender o inglês, pode preparar o bolso porque o valor aproximado de um pacote de 6 meses de estudo de idiomas sai por cerca de R$ 25 mil (acomodação temporária, seguro, escola e visto). O valor não leva em consideração as passagens, a estadia fixa e nem os gastos pessoais.

A possibilidade de trabalho existe em duas circunstâncias: quando o estudante está matriculado em uma universidade – neste caso, apenas estágios, nem sempre são remunerados; ou então através dos programas para universitários, como o de Au pair, destinado ao cuidado de crianças, por exemplo.

Para estudantes de idiomas não há possibilidade de trabalho legal.

A emissão do visto é feita no Brasil e é preciso responder todos os formulários e encaminhar os documentos exigidos pela embaixada, assim como também agendar uma entrevista.

Outra exigência é a movimentação financeira do estudante ou de um patrocinador. O governo quer ter a certeza de que o estudante tem como se manter no exterior sem trabalhar. Isto faz com que a procura pelo intercâmbio nos Estados Unidos seja de pessoas com no máximo 25 anos, recém-formadas ou que estejam em fase acadêmica.

Se você tem inglês fluente e pode se manter por mais tempo sem necessariamente de ter que trabalhar no país de destino, os Estados Unidos podem ser o seu destino. Mas, se você esta indo com o dinheiro contado e não tem ninguém para te socorrer numa emergência, ainda é mais seguro optar por um destino onde o acesso ao trabalho é mais flexível, como Irlanda ou Canadá. O destino também é ideal para quem quer fazer High School, dado ao número de diferentes programas de intercâmbio oferecidos, onde você já chega no país com a vaga garantida, além da regularização do setor, o que dá mais segurança.

Ficou interessado? Procure uma agência de confiança e solicite um orçamento para mais informações sobre pacotes.

Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Caroline Rodrigues

Formada em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso. Trabalhava em Cuiabá, onde perambulou por vários veículos de comunicação e assessorias de imprensa. Depois de tomar um café e conversar com amigos, achou que estava engaiolada e resolveu encarar um intercâmbio depois dos 30.

Recent Posts

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024