Quem pensa em fazer intercâmbio de idiomas, geralmente, coloca o Canadá no topo da lista – e se você chegou nesse artigo, certamente pensou na possibilidade de tentar um intercâmbio voluntário no país.
Como o próprio nome diz, o intercâmbio voluntário não é remunerado, sendo realizado em prol de alguma causa humanitária ou como trabalho e viagem (work and travel).
O intercâmbio voluntário é para aquelas pessoas que desejam desenvolver competências pessoais enquanto realizam uma boa ação, além enriquecer o currículo, já que esse tipo de experiência é bem-visto por muitos recrutadores.
Existem diversas agências e ONGs que oferecem programas de intercâmbio voluntário. Caso tenha interesse e disponibilidade de tempo e financeira para realizá-lo, este artigo é para você!
Vamos explicar como você pode fazer o seu no Canadá.
Vamos nessa?
Leia também: Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2022)
Existem muitas formas de fazer um intercâmbio no Canadá, estudar e trabalhar no exterior. O trabalho voluntário é uma delas, sendo um dos tipos de programa mais baratos disponíveis em todo mundo.
No Canadá, qualquer pessoa com permissão válida para estar no país pode realizar um trabalho voluntário, por exemplo, com o visto de turista. Porém, o trabalho só poderá ser feito em uma condição não remunerada e em uma instituição que atue exclusivamente com voluntários, sem outros empregados em seu quadro funcional.
Outra forma de conseguir um intercâmbio voluntário é o work and travel. O site mais conhecido para esse tipo de intercâmbio é o Worldpackers. Por lá, é possível encontrar tanto trabalhos pagos quanto serviços voluntários para fazer no Canadá.
Geralmente, essas vagas levam você para o interior do país, como para trabalhar em uma fazenda. Mas essa modalidade também é interessante para ter uma vivência mais real da cultura dos canadenses.
Leia também: Como fazer um intercâmbio comunitário no Canadá?
As oportunidades de trabalho voluntário e intercâmbio no Canadá são em hostels, ONGs ou projetos ambientais. Eles contam com hospedagem gratuita.
A candidatura é feita da seguinte maneira: você pode conversar diretamente com o anfitrião do local, tornar-se um membro do Worlkpackers e aplicar para a vaga. Para conhecer as opções disponíveis no momento, clique aqui.
O Worldwide Opportunities on Organic Farms do Canadá (WWOOF) é uma outra maneira de fazer intercâmbio voluntário no país. O programa faz parte de um esforço mundial para conectar visitantes estrangeiros com agricultores orgânicos locais, com o objetivo de promover um intercâmbio educacional.
O intercambista passa parte do dia ajudando na fazenda, aprendendo sobre agricultura orgânica e recebe em troca um quarto e alimentação gratuita. Por lá, você vai aprender sobre técnicas de agricultura orgânica e estilos de vida sustentáveis, e cada host oferece uma experiência diferente.
O AIESEC é uma das maiores empresas de intercâmbio para trabalho social do mundo. Com eles, você poderá ajudar pessoas em diversos lugares, incluindo o Canadá. Todos os projetos são vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e contam com grande potencial de impacto no planeta.
Eles recrutam pessoas de 18 a 30 anos, e o processo de admissão não é complicado. A experiência voluntária será em ONGs, escolas ou fundações.
Leia também: Como fazer intercâmbio no Canadá com bolsas de estudo?
Não dá para dizer que existe uma melhor cidade para fazer intercâmbio voluntário no Canadá. O país tem 10 províncias e cada uma delas tem algo para lhe oferecer.
Ainda assim, existem destinos mais populares que outros, seja pela facilidade de acesso, seja pelo custo de vida e entretenimento. Confira algumas cidades que você pode escolher para fazer o seu intercâmbio voluntário!
Quebec City é uma das dez províncias do Canadá. A região é a escolha de muitos estrangeiros que apreciam um contato maior com a natureza. Por lá, a grande maioria das pessoas fala francês.
Uma das características marcantes da cidade do Quebec são suas construções históricas. O lugar foi ocupado no início do século XVII pelos colonizadores europeus e a preservação dos prédios históricos tornou a cidade um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Calgary tem um custo de vida mais baixo em comparação a outras grandes cidades canadenses. Por esse motivo, a cidade tem se tornado cada vez mais popular entre os intercambistas. A cidade é um centro financeiro e comercial, onde estão localizadas as sedes das principais empresas petrolíferas do país.
Ainda que fique distante de outros municípios, Calgary tem o privilégio de estar colada em Banff, um dos lugares mais lindos, incríveis e exuberantes do Canadá. Trata-se de um pequeno município localizado dentro de um parque nacional.
Nesse território, boa parte dos atrativos servem para contemplação: montanhas cobertas de neve, geleiras, lagos e, até, cachoeiras
Toronto é a maior e mais importante cidade do Canadá, com um alto índice de qualidade de vida e segurança. Em 2017, foi considerada pelo Economist a quarta melhor cidade do mundo para se viver e uma das mais seguras do Canadá e do continente americano.
Um ponto positivo é que a região fica muito bem localizada, o que facilita as viagens para outras cidades do país, como a capital Ottawa e Montreal. Porém, existe muita coisa também para se fazer na cidade! Para quem gosta de natureza, a cidade de Toronto tem acesso às Cataratas do Niágara, uma das maiores do mundo, além dos vários lagos cristalinos e florestas que valem a pena serem exploradas.
Montreal é a alternativa ideal para os estudantes que desejam aprender inglês, francês e, até mesmo, os dois idiomas simultaneamente. A maior parte do território da cidade fica em uma ilha que leva o mesmo nome, no rio de São Lourenço.
É uma das principais cidades do país, sendo a sede de empresas no ramo de jogos e cinema. Montreal é uma boa cidade para quem procura custo-benefício.
Vancouver é uma cidade que conta com muita natureza ao seu redor, transporte público de qualidade, escolas públicas para crianças, boas universidades e muitas opções de programas culturais.
A cidade está localizada na costa oeste do Canadá, na Província da Colúmbia Britânica, muito conhecida pela diversidade cultural, repleta com ótimos museus, galerias de arte, construções arquitetônicas belíssimas e uma vida noturna repleta de opções.
A geografia local também costuma ser bastante elogiada, pois é possível encontrar florestas, praias e montanhas. A cidade é uma espécie de Rio de Janeiro da América do Norte e com um ritmo mais relax.
Além disso, é um importante polo utilizado na gravação de vários filmes e séries e abriga um dos maiores sets a céu aberto bem ao norte do continente americano.
Leia também: Intercâmbio no Canadá de graça é possível?
É importante lembrar que esse tipo de intercâmbio é custeado pelo próprio estrangeiro, e o valor varia de acordo com seu estilo de vida, com o propósito da sua viagem e com a cidade escolhida.
Apesar de Vancouver e Toronto serem mais populares, outras cidades como Calgary, Edmonton e Montreal são ótimas opções para um intercâmbio voluntário.
No geral, muitos estrangeiros optam por cidades mais desconhecidas no interior do país. Entre as vantagens, estão o custo de vida menor e a possibilidade de conhecer a cultura mais tradicional do Canadá.
O custo da hospedagem é pago com o trabalho voluntário e, muitas vezes, pode incluir alimentação e lavanderia. Se você quiser melhorar o seu inglês ou francês — sim, o Canadá é bilíngue —, você pode fazer um curso de idioma de até quatro semanas junto a um intercâmbio voluntário.
Com isso, você consegue diminuir bastante o seu orçamento!
Abaixo, vamos simular um intercâmbio voluntário no Canadá pelo WorldPackers.
Cotação C$ 1 – Dólar Canadense (junho 2021): R$ 4,01.
Você sabia que é possível estudar de graça no Canadá? Para saber mais, confira o artigo “Intercâmbio de graça no Canadá”.
Que tal tirar do papel o sonho de morar no Canadá? Agora que já entendeu como funciona um intercâmbio voluntário, você pode conhecer outros tipos de programas para viver no país. Separamos um artigo completo sobre o assunto aqui.
Vamos ajudar no próximo passo.
Entre em contato direto com agências de intercâmbio que podem facilitar sua vida na hora de fechar o seu intercâmbio no Canadá. Faça seu cadastro no Orçamento Fácil edublin e encontre os melhores preços e oportunidades.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…