“Somos todas mulheres” é um projeto que convida a você a voltar o olhar para uma situação bem presente na Irlanda. A perceber e olhar para o número cada vez mais significante de mulheres irlandesas que vivem nas ruas de Dublin, muitas vezes invisíveis para a sociedade.
O projeto aconteceu no ano de 2016, na capital irlandesa, onde é maior o número de mulheres vivendo nessa situação. O desejo das realizadoras foi criar uma experiência de conexão e atuação política, convidando mulheres brasileiras a conhecer o relato da história de vida das irlandesas que vivem nas ruas, trazendo o nosso olhar para um dos maiores problemas sociais que envolvem a cidade.
A psicóloga brasileira Priscila Dias, que já desenvolveu muitos outros projetos com mulheres em situação de risco, acompanhou quatro brasileiras durante as conversas, com o intuito de estudar as mudanças geradas em suas perspectivas de vida através dessa experiência.
Nos encontros semanais, as estudantes brasileiras ouviram as histórias de vida que levaram essas irlandesas a viverem nas ruas. Os assuntos abordados foram o rompimento dos laços familiares, o uso abusivo de álcool e outras drogas, o medo e a insegurança de estar nas ruas, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho e as perspectivas de futuro dessas mulheres.
O documentário e as fotos registradas durante esse projeto compuseram a mostra “Somos Todas Mulheres”, lançado no último Dia Internacional da Mulher para a comunidade brasileira que vive em Dublin.
Para saber mais sobre o projeto, basta acessar a página no Facebook, com todas as informações.
Vídeo | Luciana Guimarães
Idealização | Intimo Colorido Projetos Sociais / Priscila Dias
Fotos | Claudia Vieira
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…