“Somos todas mulheres” é um projeto que convida a você a voltar o olhar para uma situação bem presente na Irlanda. A perceber e olhar para o número cada vez mais significante de mulheres irlandesas que vivem nas ruas de Dublin, muitas vezes invisíveis para a sociedade.
O projeto aconteceu no ano de 2016, na capital irlandesa, onde é maior o número de mulheres vivendo nessa situação. O desejo das realizadoras foi criar uma experiência de conexão e atuação política, convidando mulheres brasileiras a conhecer o relato da história de vida das irlandesas que vivem nas ruas, trazendo o nosso olhar para um dos maiores problemas sociais que envolvem a cidade.
A psicóloga brasileira Priscila Dias, que já desenvolveu muitos outros projetos com mulheres em situação de risco, acompanhou quatro brasileiras durante as conversas, com o intuito de estudar as mudanças geradas em suas perspectivas de vida através dessa experiência.
Nos encontros semanais, as estudantes brasileiras ouviram as histórias de vida que levaram essas irlandesas a viverem nas ruas. Os assuntos abordados foram o rompimento dos laços familiares, o uso abusivo de álcool e outras drogas, o medo e a insegurança de estar nas ruas, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho e as perspectivas de futuro dessas mulheres.
O documentário e as fotos registradas durante esse projeto compuseram a mostra “Somos Todas Mulheres”, lançado no último Dia Internacional da Mulher para a comunidade brasileira que vive em Dublin.
Para saber mais sobre o projeto, basta acessar a página no Facebook, com todas as informações.
Vídeo | Luciana Guimarães
Idealização | Intimo Colorido Projetos Sociais / Priscila Dias
Fotos | Claudia Vieira
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…