Final do ano batendo à porta e você ainda não conseguiu decidir para onde ir? Temos duas notícias para você! A primeira é que ainda dá tempo de planejar algo, e a segunda é que, para dar aquela forcinha na sua decisão, republicamos hoje esse texto com histórias de intercambistas que nos contaram os prós e contras de passar a virada do ano em quatro destinos bem populares: Londres, Edimburgo, Barcelona e Manchester! Será que você se anima?
“Escolhemos ir a Londres pela distância de Dublin, pelo preço da passagem e pela praticidade, pois havíamos viajado um bocado pela Europa um mês antes e estávamos sem muita grana para o Ano Novo. Foi difícil conseguir um hostel. Pegamos um dos piores no hostelworld, pois já não tinha muita disponibilidade na cidade.
O principal local onde ficam os turistas e a população na noite da Virada é entre a Waterloo e a Ponte de Westminster, principalmente entre as estações Embankment e Westminster. Em torno delas fica tudo bloqueado pela prefeitura e o mais legal é que tem capacidade máxima. Chegou no número ‘x’ de pessoas? Ninguém mais entra nas ruas! Isso garante um espaço agradável para circulação, totalmente diferente dos lugares do Brasil, onde você fica esmagado entre as pessoas.
Por isso, o que fizemos — e recomendamos — foi ir bem cedo. No nosso caso, chegamos pelas 18h, passamos no Tesco, compramos algumas garrafas de Freixenet e ficamos bebendo até as 00h. Nesse período, teve um som rolando pela área, o que deixou um climinha de festa na rua.
O London Eye também estava todo iluminado e os fogos foram incríveis. Após a contagem regressiva, durante as badaladas do Big Ben, belos dez minutos de toneladas de fogos de artifício no céu.”
“Eu e alguns amigos descobrimos que acontecia uma grande festa chamada Hogmanay em Edimburgo, com várias atrações. Então, resolvemos ir para lá para fugir do marasmo de Dublin. Como era época de vacas magras, fomos dia 31/12 de manhã e voltamos dia 01/01 à noite. Como não conseguimos achar nenhum lugar para ficar e o que achamos estava muito caro, alugamos um carro e dormimos dentro.”
“Você precisa comprar um ticket para a festa. Ele dá acesso ao parque de diversões, aos shows e às apresentações dos DJs. Nós levamos bebida dentro do casaco, como muitos fizeram, apesar de lá dentro vender bebida também. Encontramos pessoas animadas, extremamente amigáveis e, claro, homens de kilt, a tradicional saia escocesa, sem cueca — nós checamos (risos).
Na hora da virada, tem contagem regressiva e uma linda queima de fogos saindo do castelo de Edimburgo, que fica no alto.
Não passamos frio porque tinha muita gente. Entretanto, não era tumultuado. Lá pelas 4h da manhã resolvemos ir para um pub e curtimos até as 6h.
Recomendo a ida para Edimburgo não só pela passagem de ano, mas para conhecer a cidade, que é linda.”
“Fui para Barcelona com um grupo de seis amigos e passamos o Réveillon na Plaza Cataluña. Havia uma grande festa nas ruas e muitas festas particulares pela cidade que, apesar de serem caras, eram Open Bar.
Uma tradição em Barcelona é fazer uma roda e jogar champanhe. Infelizmente, quando o nosso grupo se abraçou, outras pessoas se abraçaram a nós e alguns dos meus amigos foram roubados.
A festa acaba relativamente cedo, mas o pessoal é animado e bebe bastante vinho, champanhe e cerveja.
O clima em Barcelona no mês de dezembro infelizmente não é o ideal, mas compensa por não estar cheio como em outras épocas do ano.”
“Dezembro passado, à beira do Ano Novo, eu e um amigo resolvemos embarcar em uma jornada de diversão em Manchester. Um amigo que morava lá nos ofereceu casa e até preparou o nosso café. Como era véspera de Ano Novo, resolvemos forrar nossos estômagos para cantar os hinos da noite com Vodca Tesco, Coca-Cola e Sprite Diet.”
“Nosso plano, como o de muita gente, era celebrar o novo ano em diversos bares. Logo após o primeiro bar, fomos para Deansgate Lock, uma avenida cheia de bares e conhecida como o melhor lugar para a celebração do ano novo em Manchester.
Ao chegar a um dos bares, um dos seguranças barrou nossa entrada porque não éramos locais, estávamos levemente embriagados e eles queriam minimizar os problemas. Nós insistimos e depois de 1000 perguntas meu amigo perdeu a paciência e disse: ‘nós não viemos aqui para brincar de quiz, deixe-nos entrar já!’
Tirando esse problema, o segurança deu-nos espaço para entrar e nós festejamos dentro e fora do bar. Tivemos um ótimo Ano Novo em Manchester!”
E aí? Se animou? Caso você tenha descartado a possibilidade de curtir a virada do ano em outras bandas, logo logo publicaremos o que vai rolar por aqui na Irlanda. Fique de olho!
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…