Inverno europeu em cinco destinos

O inverno em algumas cidades europeias pode ser literalmente congelante. Entretanto, mesmo se você não é muito fã das baixas temperaturas, o ponto positivo de se visitar o continente nessa época do ano é que a quantidade de turistas diminui razoavelmente, em consequência disso, os preços também estão mais baixos.

O ponto negativo é que os dias são mais curtos, o que envolve uma programação minuciosa para a realização de passeios ao ar livre, enquanto o céu está claro.  Mesmo assim, nada disso impede a diversão!

Portanto, prepare aquele seu casaco quentinho, suas malhas, botas, luvas e cachecóis e confira as nossas cinco dicas de cidades para curtir o inverno europeu.

1. Colônia, Alemanha

Esse destino é especial para aqueles que curtem toda a efervescência natalina. Esqueça Nova Iorque! Já que estamos falando de Europa, Colônia trará toda aquela atmosfera reconfortante e colorida do Natal.

Continua após a publicidade

Mesmo para quem não tem a intenção de visitar a cidade apenas para curtir a data mais festiva do ano, vale a pena visitar atrações como o Museu do Chocolate e explorar a arquitetura das diversas catedrais, como a Catedral de Colônia, que já foi considerada o prédio mais alto do mundo no século XIX.

2. Zurique, Suíça

A Suíça é um dos principais destinos europeus para se curtir o inverno, principalmente por conta dos belíssimos Alpes que atraem milhares de turistas anualmente.

Zurique é a cidade mais populosa do país e já foi eleita a melhor do mundo em qualidade de vida. Vale enfrentar as temperaturas baixas para curtir um passeio pelo centro histórico, que fica ainda mais bonito quando neva. É importante lembrar que por lá o alimento mais popular nessa época do ano é o fondue de queijo suíço, iguaria que pode ser encontrada na maior parte dos restaurantes da cidade.

A Suíça também possui uma ótima reputação quando o assunto é chocolate. Em Zurique fica a fábrica da Lindt, que conta, inclusive, com uma loja outlet onde é possível comprar essas delícias por preços mais em conta.

E quem quiser se arriscar num ringue de patinação do gelo, esta é uma boa oportunidade, já que eles ficam em funcionamento na cidade durante toda a temporada de inverno.

3. Praga, República Tcheca

Para quem curte frio, Praga é uma excelente opção de turismo durante o inverno. Na verdade, a temperatura média nem é tão baixa, gira em torno de -5 graus em janeiro, época mais gelada, a máxima de 7 graus em março, fim da estação. Entretanto, devido à umidade, a sensação térmica pode ser bastante inferior.

Uma das coisas boas da cidade durante a estação é o número reduzido de turistas, o que torna possível, por exemplo, tirar fotos em famosos pontos sem que uma multidão esteja presente. O melhor é que tudo funciona normalmente durante o inverno: museus, prédios históricos, teatros, etc.

Nessa altura do ano são realizados dois importantes festivais:

– O primeiro é o de Natal, quando é possível experimentar comida caseira além de comprar brinquedos e presentes.

– Em janeiro tem início o festival de inverno, dedicado aos amantes de música clássica, vinho e boa comida.

4. Cortina d’Ampezzo, Itália

Esse é um popular destino nos alpes italianos para a prática do esqui. A cidade de Cortina d’Ampezzo está localizada na região de Veneto e a cerca de duas horas e meia de trem de Veneza.

A região possui uma forte influência austríaca, que pode ser sentida na culinária e também nos moradores locais, já que muitos são fluentes em alemão.

E se você nunca esquiou, não se preocupe, pois em Cortina há pistas do esporte voltadas para todos os níveis, além de aulas para iniciantes. Entre os destaques estão também os passeios de teleférico, que proporcionam uma vista panorâmica do vale.

5. Atenas, Grécia

Aproveitar o inverno para conhecer a terra dos deuses gregos é uma excelente ideia. Atenas é muito quente durante o verão e abarrotada de turistas, o que faz com que os preços de hospedagem e alimentação fiquem tão elevados quanto a temperatura da cidade.

A melhor época para explorar herança do país e sentir a cultura local é entre setembro e março, já que a cidade está bem mais tranquila. Nesta altura as temperaturas são amenas, mas entre dezembro e fevereiro o frio pode chegar para valer, mas a possibilidade de neve ainda assim é bem remota.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025

‘Currículo europeu’: dicas, informações e passo a passo para montar o seu

Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…

31 de março de 2025