O inverno europeu começa oficialmente em 21 de dezembro, mas o frio já aumentou bastante e vai aumentar a cada dia, mais e mais. As temperaturas começaram a cair e, principalmente em países como a Irlanda, já é impossível sair de casa se não for muito bem agasalhado.
Mas como se preparar para o inverno europeu?
Simples! Basta fazer uma listinha de itens que precisam fazer parte da sua rotina, para deixar você mais bem protegido ou protegida.
O edublin preparou cinco dicas essenciais para quem está se preparando para viajar durante o inverno europeu ou acabou de chegar para fazer intercâmbio.
Bora lá?
Quando a temperatura começa a cair, as luvinhas de lã são as primeiras a esvaziar nas prateleiras das lojas. Afinal, elas são versáteis e aguentam o que conhecemos como frio. Mas quando o inverno europeu aperta, elas já começam a ficar inúteis. Não parece, mas pelos minúsculos furinhos da luva de lã passa uma friagem inacreditável, de maneira que chega a parecer que você não está usando nada!
Para manter as mãos protegidas e quentinhas no inverno europeu, a dica é usar as luvas de couro (sintético ou animal, a depender da sua escolha), pois elas bloqueiam o vento e a chuva e realmente protegem das baixas temperaturas. Se forem felpudas por dentro, melhor ainda!
Leia também: Intercâmbio na Irlanda para estudar, trabalhar e viajar
As queixas de dores de ouvido e garganta são as mais comuns durante o inverno europeu, e os incômodos nesses órgãos nos fazem lembrar o quão interligados eles estão. Quem nunca teve uma dor de garganta e, em seguida, sentiu o ouvido ficar dolorido? É bastante comum.
Na Europa, em geral, é típico usar “earmuffs” (como são chamados os protetores de orelha e ouvido) nos dias mais frios, mas, para quem não está acostumado, ele parece esquisito e desajeitado.
Para os que “não vão com a cara” do acessório, a sugestão é substituí-lo por toucas, boinas ou, até, headphones.
O importante é bloquear a friagem.
Leia também: Inverno na Irlanda: prós e contras de chegar ao país nessa época
Cada estação do ano e cada local exigem calçados apropriados. Na praia, o traje de gala é o chinelo; em festivais abertos, galochas; em escalada, tênis. Seguindo esse raciocínio, qual seria o calçado ideal para as temperaturas mais baixas?
Para garantir que você leve menos escorregões, procure um calçado com o solado estriado, preferencialmente de cano médio e tecido impermeável. Caso contrário, você poderá acabar com os pés, tornozelos e canelas molhados, gelados ou sujos!
Para aqueles que tiverem calçados bons, mas com sola lisa, a sugestão é o Yak-Trax, uma redinha colocada na sola dos calçados lisos.
Leia também: O que fazer na Irlanda no inverno: roteiros irresistíveis
Embora seja um tecido resistente, o jeans é pesado e, já na primeira ventania, dá pra sentir o quão “permeável” o tecido é, pois as pernas ficam extremamente geladas. Além do tecido permanecer frio durante o período em que você estiver na rua, assim como a luva de lã, se entrar em contato com a neve e depois ela derreter, você ficará molhado e gelado.
No caso dos homens, que não têm tantas opções de substituição como as mulheres para amenizar o frio, a dica é usar uma calça térmica por baixo do jeans. A calça térmica é feita com um tecido específico, cuja finalidade é manter a temperatura corporal.
Existem várias opções bem baratas em lojas de departamento e, até, em supermercados. Isso vai fazer a diferença na hora de enfrentar o inverno europeu.
Não tem nada pior do que ir para debaixo das cobertas e ficar rolando de um lado para o outro até esquentar a cama e cair no sono, não é mesmo?.
Quem sofre bastante com a hora da dormir e sente as mãos e pés gelados pode encontrar uma solução bem simples para enfrentar o inverno europeu.
As bolsas de água quente são muito comuns em países mais frios. Elas costumam ser vendidas por cerca de 2 a 5 euros e vêm com uma capinha que não deixa queimar sua pele, geralmente feita de tecido ou pelúcia.
Bom, agora você já sabe muito mais sobre como se proteger do inverno europeu. Então está na hora de programar o seu intercâmbio.
Se a sua escolha é a Irlanda, nós temos um guia que fala tudo sobre o inverno no país.
Além disso, no edublin, temos a fórmula certa para ajudar você a se preparar para viver na Ilha Esmeralda. Com o ebook “Planejamento de Intercâmbio na Irlanda”, você começa a entender melhor os primeiros passos para realizar esse sonho.
Ouça: Como sobreviver ao inverno na Irlanda – E-Dublincast (Ep. 52)
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…