Apesar da fama de ser um país gelado, o inverno na Irlanda é bastante ameno em comparação a outros destinos europeus. A média de temperatura fica em torno dos 8°C durante o dia, podendo cair para abaixo de zero durante a noite. Janeiro e fevereiro são os meses mais frios.
O soulstício de inverno acontece no hemisfério norte no dia 22 de dezembro e é marcado por dias mais curtos e noites mais longas. Apesar disso, os irlandeses consideram que o inverno começa um pouco mais cedo, logo depois do Halloween.
O inverno na Irlanda tem bastante dias nublados e chuvosos, mas, embora um fenômeno raro, às vezes, é possível, inclusive, ver a aurora boreal em alguns cantos da ilha durante a estação mais fria do ano.
Mas será que vale a pena chegar à Irlanda durante o inverno?
Para entender as estações do ano, precisamos saber como é que elas são definidas de acordo com cada camada da ciência e da sociedade.
Os astrônomos seguem os fenômenos solstício e equinócio, que significam a posição do sol em relação à Terra.
Quando é outono ou primavera nos hemisférios, ou seja, quando acontece o equinócio, significa que a Terra é iluminada igualmente pelo sol. No caso do solstício de verão ou inverno, o sol tende a iluminar mais uma parte que a outra, causando o verão e o inverno.
O solstício de inverno no hemisfério norte começa no dia 22 de dezembro, início da estação em todos os países localizados no norte do globo, até 20 de março, quando começa a primavera.
Mas o que chamamos de inverno pode ser assim descrito na Irlanda muito antes dessa data.
Os meteorologistas usam o calendário gregoriano para dividir o ano em quatro períodos iguais para ajudá-los na previsão do tempo.
Para eles, o verão irlandês começa em junho e termina no dia 31 de agosto e o outono começa em 1º de setembro, seguindo até 30 de novembro. Em 1º de dezembro, tem início o inverno, que vai até fevereiro. Março a maio é primavera.
Há, ainda, os irlandeses, que definem as estações culturalmente e tradicionalmente, seguindo o calendário gaélico. Para o povo gaélico, o inverno é mais longo que outras estações.
A primavera começa em 1º de março e continua até o final de maio. O verão começa no dia 1º de junho e continua até o final de agosto. O outono começa em 1º de setembro e continua até o fim de outubro, no Halloween. O inverno começa em 1º de novembro e continua até o final de fevereiro.
Logo depois do Halloween, já é perceptível que os dias ficam cada vez mais curtos e as temperaturas começam a cair absurdamente na Irlanda.
O 21 de dezembro é o dia mais curto do ano, com o Sol nascendo às 8h38 e se pondo às 16h08. Estamos falando de menos de oito horas de luz solar, muito diferente do verão na Irlanda, quando são 17 horas de sol no auge.
O inverno na Irlanda também é uma das épocas mais silenciosas do ano para se visitar o país, já que a quantidade de turistas competindo por vistas icônicas e locais populares é bem menor.
Quando se trata de clima, é verdade que o inverno na Irlanda é uma das estações mais chuvosas. Outro detalhe importante é o vento. Apesar de ser mais constante durante o outono e começo da primavera, prepare-se para algumas ventanias em território irlandês durante o inverno.
A Irlanda não recebe grandes nevascas durante os meses de inverno devido à nossa proximidade com o Oceano Atlântico. No entanto, isso não quer dizer que nunca vai nevar. Algumas regiões tendem a receber mais neve que outras e, geralmente, quem mora na capital Dublin precisa percorrer 10 a 20 km para o interior para apreciar totalmente qualquer queda de neve.
A baixa queda de neve realmente funciona a nosso favor, pois somos capazes de apreciar a beleza da neve do inverno sem suas interrupções ou preocupações de segurança. A maior queda de neve é geralmente encontrada em montanhas, nos condados de Wicklow, Monaghan, Donegal e interior do país, nas chamadas Midlands, onde se registram entre 12 e 20 dias de queda de neve anualmente.
Leia também: Quais são as doenças comuns na Irlanda durante o inverno
Estudar em outro país já é complicado. Imagine, então, como é chegar ao destino numa estação do ano com temperaturas bem diferentes das que se tem no país de origem? Não que não saibamos o que é o frio… sabemos, sim. Mas, acredite, o inverno na irlanda é bem diferente do que aquele a que estamos acostumados.
Para ajudar os intercambistas que chegam à Ilha Esmeralda em baixas temperaturas, preparamos uma lista de prós e contras de se desembarcar na Irlanda durante o inverno.
Por se tratar do final de ano e por ser inverno, a cidade fica um pouco mais vazia, pois muitos estudantes voltam aos seus países para as festas.
Outros simplesmente preferem chegar à Irlanda de março para frente, pois aproveitam a comemoração do Saint Patrick’s Day e o clima de primavera/verão. O resultado disso é uma maior disponibilidade de acomodações bem localizadas a um preço um pouco mais baixo.
Você, por exemplo, terá mais chances de conseguir uma vaga temporária e procurar com mais calma por uma definitiva.
Não tem como não se encantar com o clima natalino em Dublin. Por mais que estejamos acostumados com algo mais elaborado no Brasil, Dublin tem um charme incrível nessa época, que, misturado ao clima e à decoração natalina, deixa qualquer um emocionado.
Leia também: Dicas de alimentos saudáveis para o inverno
Por ser baixa temporada na Europa, as passagens aéreas podem ser mais baratas, o que significa “prato cheio” para os viajantes de plantão! Entretanto, sugerimos que sejam evitadas datas próximas ao Natal e ao Ano Novo. Ah, e não esqueça, estará um frio do cão.
Quando você se vê tendo que vestir duas calças, três blusas, luva e até gorro para simplesmente ir à escola, descobre que o inverno pode não ser lá muito bacana.
Destaque para a chuva de Dublin, que merece nosso total respeito, pois sabe muito bem rir da nossa carinha de intercambista teimoso, que insiste em usar o guarda-chuva — mesmo sabendo que a chuva vem de todas as direções e que o vento sempre dá aquela rajada surpresa, fazendo com que o bendito guarda-chuva quase quebre na nossa mão.
Não é à toa que em dias mais chuvosos vemos vários deles abandonados pelas ruas, pois muitos não resistem.
Simplesmente, só conseguimos vê-los quando estamos no banho. Parece piada, mas para nós, brasileiros, que somos acostumados a andar descalço ou de chinelo em qualquer lugar, não ver os nossos pezinhos com os dedos livres e soltos pode ser bem desconfortável.
Durante o inverno, aqui na Irlanda, o sol começa a se pôr às 15h. Isso mesmo! Se você estuda à tarde e acorda às 11h, terá, no máximo, cinco horas para aproveitar a claridade do dia, sendo somente duas horinhas até começar sua aula, às 13h. Por isso, nessa época, vale acordar mais cedo para aproveitar o dia.
Independentemente dos prós e contras, o mais importante, como já falamos muitas vezes aqui, é ter bem claro o seu objetivo ao fazer um intercâmbio, pois as dificuldades sempre aparecerão. E será justamente nesses momentos difíceis que o seu objetivo o manterá firme e forte, fazendo você valorizar mais os pontos positivos do que os negativos em toda e qualquer situação.
Edu, Mah e Tarcisio bateram um papo com a psicóloga Silvana Byrne no episódio 52 do E-Dublincast, o podcast do E-Dublin, sobre como o inverno pode afetar o nosso lado emocional e físico. Ouça:
* com Carol Braziel
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…