Sabia que investir em Portugal é uma ótima maneira de não deixar o seu dinheiro parado e fazer ele render fora do Brasil? Afinal, o país faz parte da União Europeia, o que significa que a rentabilidade do investimento será em uma moeda bem mais valorizada que o real.
Sem contar que o idioma ajuda bastante os brasileiros que começam a investir em Portugal, pois o entendimento das informações é muito mais fácil e a tomada de decisão para escolher onde investir acaba sendo mais segura.
Bom, mas para investir em Portugal é fundamental conhecer as áreas mais promissoras e que, de fato, fazem valer a pena o investimento.
É isso mesmo que você acabou de ler! Investir em Portugal na área de tecnologia e inovação é uma excelente forma de ter um bom retorno financeiro em euro. Existe em Portugal uma Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras (RNI) que conecta mais de 150 aceleradoras e incubadoras no país.
O resultado é a promoção da cooperação entre as incubadoras e aceleradoras que oferecem recursos e serviços aos empreendedores que decidam investir em Portugal.
A RNI ainda possui vários programas de apoio voltados aos empreendedores, oferecendo suporte estratégico e assessoria ao empreendedorismo.
O governo português ainda oferece o chamado Vale Incubação para que os empreendedores tenham apoio no desenvolvimento de seus projetos.
O valor limite do apoio é de 7.500€ para os serviços prestados pela incubadora e esses serviços podem ser: gestão do negócio, apoio na estratégia de marketing, comunicação e divulgação, assessoria jurídica, desenvolvimento de produtos e serviços, entre outros.
Leia também: Investir no Exterior: como explorar novas fronteiras de investimento
Outra área bastante interessante para quem deseja investir em Portugal é a criação de startups.
Para facilitar, o país oferece até um visto específico para este tipo de investimento: o Startup Visa, que foi criado exatamente para incentivar a entrada de investidores com o desejo de inovar em Portugal.
Mais uma excelente maneira de investir em Portugal é realizar um investimento na área de alimentação. Afinal, os portugueses e turistas adoram provar a gastronomia local. Com isso, restaurantes, bares, padarias e cafés podem ser ótimas alternativas para empreender e ganhar dinheiro no país.
Mas é importante ter em mente que para investir em Portugal no setor de alimentação é necessário pesquisar sobre o mercado, criar uma estratégia e ter bem definido o público-alvo para conseguir se destacar.
Investir em Portugal em imóveis é uma das alternativas mais escolhidas pelos estrangeiros que decidem realizar um investimento no país, especialmente depois que o Golden Visa foi criado, já que com isso foram concedidas muitas autorizações de residência por compra de imóvel em Portugal.
Ao adquirir o Golden Visa, é possível adquirir a residência e, depois, a cidadania portuguesa.
E mesmo com a crise gerada pela pandemia, investir em Portugal na área de imóveis não deixou de ser vantajoso. Ou seja, comprar e reformar uma casa ou apartamento continua sendo uma ótima maneira de render bons aluguéis em euro.
Certamente o turismo foi um dos setores que mais sofreu com a pandemia. No entanto, aos poucos está se aquecendo novamente e voltando a movimentar a economia do país, por isso continua sendo uma área interessante para investir em Portugal.
Afinal, as mais diversas regiões do país costumam ficar bem movimentadas durante o ano todo, especialmente no verão.
Leia também: Plataformas de investimento online: as melhores em 2023
Os fundos de investimento são como uma carteira de ativos financeiros, ou seja, se refere a compra de cotas para a captação de recursos e também é uma boa opção para quem deseja ter rendimentos fixos e variáveis ao investir em Portugal.
E tem mais: há poucos anos o parlamento português aprovou uma lei que tornou os fundos de capital de risco um investimento qualificado para solicitar o Golden Visa.
O fundo de investimento serve para adquirir recursos através da disponibilização de cotas nas empresas e, por essa razão, é um dos modelos que mais exigem análise antes de realizar a aplicação e é considerado um investimento de risco, pois existe a possibilidade de grandes ganhos, como de muitas perdas.
Agora confira alguns dos benefícios de investir em Portugal e que chamam a atenção de investidores dos mais diferentes perfis.
Como citado acima, dependendo do tipo de investimento que uma pessoa realiza em Portugal, existe a possibilidade de poder solicitar a nacionalidade portuguesa.
Isso se encaixa para quem tem em mãos o visto D2 (destinado aos empreendedores e aos profissionais autônomos) e o Startup Visa, pois isso permite a solicitação da nacionalidade portuguesa por tempo de residência, ou seja, após completar 5 anos vivendo no país.
O mesmo se aplica aos investidores do Golden Visa, porém com uma diferença: para estes o que conta não é o tempo de residência, mas o tempo de manutenção do investimento. Ou seja, aquele que mantiver o investimento em Portugal por 5 anos, pode solicitar a cidadania portuguesa.
É possível investir em Portugal morando no Brasil de diversas maneiras, incluindo fundos de investimento e bolsa de valores. Aliás, a bolsa de valores de Portugal é a Euronext Lisboa, uma das mais antigas da Europa.
Para investir na bolsa portuguesa, uma das formas é através das famosas corretoras que oferecem esse serviço ou pelos diversos bancos que realizam as operações no Brasil, como por exemplo o Banco do Brasil, Bradesco, Santander, entre outros.
Com todas essas informações o seu interesse em investir em Portugal aumentou? Pense que essa é uma ótima oportunidade de não deixar o seu dinheiro parado e ainda ver ele rendendo em euro.
Ao considerar investimentos no exterior, é fundamental escolher as plataformas adequadas para realizar transações internacionais.
Corretoras internacionais oferecem uma variedade de opções de investimento em diferentes mercados e permitem que os investidores acessem uma ampla gama de produtos financeiros, como ações, títulos, fundos mútuos e câmbio.
Ao escolher uma plataforma de investimento no exterior, é importante considerar fatores como custos de transação, taxas de câmbio, acesso a mercados internacionais, serviços de suporte ao cliente e regulamentações locais. É aconselhável pesquisar e comparar diferentes opções para encontrar a plataforma que melhor atenda às suas necessidades e objetivos de investimento no exterior.
Selecionamos algumas plataformas diferentes para você começar a investir no exterior:
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…