Para muitos, ir ao dentista é igual copa do mundo: uma vez a cada 4 anos. Porém muita gente tem o hábito de ir ao dentista a cada 6 meses, seja para um simples checkup, limpeza ou para dar início em algum tratamento.
Mas “dizem por aí” que dentista na Irlanda é caríssimo e não compensa. Por isso hoje vou contar minhas experiências com dentistas por aqui, tentar desmistificar essa ideia de que é caro e você mesmo pode tomar sua decisão.
Talvez o mais comum dos tratamentos, eu lembro muito bem de quão chato era ouvir aquela maquininha passando entre os dentes e a aguaceira que voava no meu rosto. Além disso, o dentista que eu ia em São Paulo insistia em querer puxar assunto durante o procedimento. NÃO DÁ PRA FALAR! Duvido que alguém consiga manter um diálogo decente com seu dentista enquanto está com a boca aberta, cheio de gazes entre as gengivas e com aquele canudo sugando sua baba.
Quando fui ao dentista em São Paulo pela última vez para uma limpeza, gastei 200 reais na consulta. Não sei se é caro, barato ou padrão – mas se eu ganhasse em reais consideraria caro. Com euro em alta (na época 3:1, agora 4:1), ficaria uns 50 euros.
O dentista que visitei na Irlanda fica em Dublin 2, perto da sede do Google, na Shelbourne Clinic. Eles são ótimos! Super simpáticos e atenciosos em minha primeira consulta em terras verdes.
O custo da consulta foi de 45 euros (ou seja, mesmo convertendo em 4:1 sai um pouco mais barato do que o que fui em São Paulo) e eles tem um equipamento de dar inveja. Tudo muito moderno, com laser, luzes especiais e outras coisas que nem entendo, mas que na prática não faziam barulho nenhum, não espirrava água na minha cara e, para mim, o melhor: eles não ficaram puxando assunto enquanto eu estava com a boca aberta! Apenas perguntavam “Está tudo ok? Você pode fazer um gesto com a mão se precisar que eu pare”.
No vídeo abaixo dá pra ver o consultório deles e o equipamento. Mark foi o dentista que me atendeu.
Eles também têm sempre uma assistente ao lado, que ajuda no procedimento sempre que necessário. Como foi minha primeira vez, ele fez um scan da minha arcada dentária sem custo adicional, apenas para ver se estava tudo ok mesmo.
O procedimento foi tranquilíssimo (achei melhor que no Brasil) e gostei porque eles explicam tudo que você precisa saber, tiram dúvidas e tudo mais. Não ficaram me empurrando coisas ou produtos, e muito menos querendo que eu fosse embora logo. Ainda ganhei uma pasta e escova especial de brinde – típico de dentista, hehe – com dicas de escovação.
Existe uma outra rede muito conhecida por aqui que nunca fui, a Smiles Dental. O preço é um pouco melhor que o da Shelbourne Clinic. Você encontra unidades da Smiles em vários lugares da cidade. Se alguém já fez consulta com eles, deixa a dica aqui nos comentários contando se foi bom ou não :)
Em resumo – Valores muito parecidos com os que paguei/pagava em São Paulo, com (aparentemente) equipamentos muito mais modernos e sem tentar te vender mais consultas ou tratamentos. Achei justo e passou a ser minha rotina anual (não como uma copa do mundo, mas também não tão frequente quando deveria, imagino!).
E aí, quem já foi ao dentista aqui na Irlanda? Achou melhor? Pior? Igual? E os preços no Brasil? Em São Paulo eram esses mesmo ou eu estava tomando golpe? :)
Revisado por Tarcisio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…