Esse clima chuvoso e frio da Irlanda sem dúvida funciona como um incentivo a mais para os cinéfilos de plantão passarem horas no cinema. E se você é fã da sétima arte, hoje vamos falar um pouco sobre um espaço bem bacana, localizado no coração do Temple Bar e que muitas vezes passa despercebido entre os brasileiros: trata-se do Irish Film Institute, o IFI.
Você pode nem imaginar, mas por trás dessas portas de madeira e fachada amarela do IFI são realizadas, semanalmente, inúmeras atividades que visam aproximar o cinema de seu espectador. O foco do espaço é promover filmes independentes, além do cinema estrangeiro e irlandês, o que não deixa muito espaço para os populares blockbusters. Mesmo assim, é uma grande oportunidade para expandir seus horizontes e conhecer algo novo.
Todas as segundas, quartas e sábados, às 13 horas, por exemplo, o IFI exibe filmes do seu acervo, que é majoritariamente composto por filmes irlandeses ou sobre a Irlanda, dos mais diversos gêneros, como documentários, dramas, animações etc. As sessões são gratuitas e para conferir basta retirar os ingressos na bilheteria pouco antes do horário previsto para a exibição.
Também vale ficar de olho na programação do espaço, já que semanalmente também ocorrem sessões com a participação dos diretores e produtores dos filme – as chamadas de Q&A (sigla em inglês para questions and answers, ou perguntas e respostas). É uma boa chance de debater ideias e conhecer um pouco mais sobre o processo de criação, produção e filmagem, além do contexto em que o filme foi feito.
O IFI também é sede de alguns dos principais festivais de cinema realizados anualmente na Irlanda. Entre os destaques, está o Horrorthon, dedicado unicamente a filmes de terror e geralmente realizado às vésperas do Halloween. Também passam pelo IFI festivais dedicados aos cinemas árabe, polonês, francês, entre outros.
Outro destaque do IFI é o bar e restaurante do local, sendo uma boa opção se você está apenas à procura de algo para comer na região central de Dublin. O espaço abre diariamente e possui menu de almoço e jantar, composto por pratos bem saborosos – e o melhor, preços amigáveis.
Por possuir um ambiente bem aconchegante, essa também é uma boa opção para encontrar os amigos para um bate papo ou simplesmente ler um bom livro ou levar o seu computador e utilizar o wifi enquanto estuda, por exemplo. E se você decidir passar por lá, não deixe de experimentar a torta de maçã servida no local, é simplesmente maravilhosa! Fica a nossa dica!
O IFI está localizado no número 6 da Eustace Street, no Temple Bar, Dublin 2.
Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…