Um dos aspectos mais interessante de se morar no exterior, fazer um intercâmbio ou mesmo viajar para outro país é conhecer uma nova cultura. E como a gastronomia é uma parte importante dessa cultura nada mais natural do que, durante sua estadia, você conheça o possível da gastronomia tradicional local.
E apesar de pouca gente considerar isso, especialmente num mundo globalizado como o nosso, a gastronomia é sim um aspecto importante de uma cultura! Pois é o resultado de uma mescla tanto da geografia como da história de um país ou região, se nós formos considerar países de dimensões continentais, como o Brasil ou os Estados Unidos, por exemplo.
A gastronomia de um país ou região é uma mescla dos produtos lá encontrados, sejam vegetais ou animais, com sua história, pois a gastronomia, assim como muitos outros aspectos da cultura, termina sendo influenciada por interações do povo que vive no país ou região com povos que, de uma maneira ou de outra, entraram em contato com essa cultura.
No caso da Irlanda — além do próprio Reino Unido que, devido à proximidade termina compartilhando receitas — temos a Shepherd’s Pie, a receita galesa de Truta com Bacon (ou Brithyll Cig Moch), os Scones e o Christmas Pudding, ou Pudim de Natal, comuns a ambas gastronomias.
A influência dos vikings, que historicamente terminaram compartilhando aspectos da gastronomia ao invadirem o Reino Unido e a Irlanda durante a Idade Média, mantém-se até hoje em dia, com receitas como Salmão Defumado, o Bolo de Batata ou Ovos Mexidos com Salmão Defumado, também comuns em países de origem nórdica.
Outro caso da influência histórica está no uso da batata em diversas receitas, algo bastante comum na gastronomia tanto da Irlanda como dos países do Reino Unido.
Leia também: 20 delícias da culinária irlandesa que você precisa conhecer
E como estamos falando de uma ilha, agora falando do aspecto geográfico, existem muitas receitas usando peixes e frutos do mar, como o “fish and chips”, que usa batatas, assim como o bacon, comum à gastronomia britânica e irlandesa devido à facilidade da criação de porcos, que demandam muito menos espaço do que o gado, e do uso de carne de caça.
Assim, se você por uma razão ou por outra não pode visitar a Ilha Esmeralda, mas mesmo assim quer conhecer um pouco de sua gastronomia, anote uma receita deliciosa de Irish Fish Pie, a tradicionalíssima torta de peixe da Irlanda.
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…