Em menos de três semanas, a Irish Water — empresa de serviço público de água da Irlanda — divulga um novo comunicado sobre água imprópria para o uso que atinge 600 mil pessoas na ilha em boa parte do condado de Dublin. O aviso tem como objetivo proteger os consumidores para que não consumam a água diretamente da torneira se estiverem em Fingal, áreas de Dublin, principalmente ao sul do condado, Kildare e Dunboyne em Meath. As fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias foram a causa do problema.
Segundo o Conselho Irlandês da Água e do Condado de Fingal, o aviso é, na verdade, uma precaução para quem mora em casas abastecidas pela Estação de Tratamento de Água de Leixlip.
Devido a fortes chuvas, a turbidez na água (água turva) excedeu os níveis aceitáveis. O local produz 20% de água potável para Dublin. A Irish Water “reconhece e se desculpa pelo impacto e inconveniência causados por esse aviso”. A empresa se diz “desapontada” com a necessidade de impor um aviso mais uma vez, “mas nossa prioridade é a saúde pública, a segurança e o bem-estar de nossos clientes”.
Leia também: Água potável na Irlanda: dá para confiar?
Aproximadamente 600.000 pessoas foram impactadas. As áreas são partes de Fingal, áreas no Conselho da Cidade de Dublin, partes do Conselho do Condado do Sul de Dublin, partes de Kildare e Dunboyne em Meath. Um mapa mostra exatamente onde há restrições para o uso de água da torneira.
As atualizações estão disponíveis na página do Irish Water.
Como destacamos anteriormente, quem recebeu a notificação não deve beber água direto da torneira. Ela deve ser fervida antes de ser consumida. O mesmo vale para a preparação de saladas e alimentos similares que não são cozidos antes de comer, escovação dentária e fabricação de gelo. A água pode ser usada apenas para higiene pessoal, como para o banho e descarga de vasos sanitários.
O boiler das casas não deixam a água segura para beber, ou seja, ainda é preciso ferver. Filtros domésticos também não devem ajudar no caso.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…