O nome, por si só, já é imponente: Irish Wolfhound. O cão de raça irlandesa impressiona pela sua altura, podendo atingir fácil os 2 metros quando posto em pé!
Tanto é que vários dogs da raça estão na lista de edições do Guinness Book, o livro dos recordes, como cães mais altos ou com caldas mais longas.
Mas será que o Irish Wolfhound, por ser tão grande, é agressivo? E como ele surgiu em plena Irlanda?
Curioso ou curiosa? A gente conta para você.
Antigamente, ele tinha fama real, já que só pertencia a membros da realeza. A lei, inclusive, só permitia que reis e nobres tivessem um Irish Wolfhound, pois era sinal de prestígio. O número de cães da raça também importava. Quanto mais exemplares, mais prestígio.
O prestígio dos cães na realeza era tamanho que o Irish Wolfhound também era enviado como presente para outros países. Para se ter uma ideia do quão antigo ele é, o cônsul romano Aurelius escreveu em 391 DC que “toda Roma viu com admiração” os sete Irish Wolfhound que foram enviados a ele como um presente.
Leia também: 6 cães de raça da Irlanda para você conhecer
Aliás, há muitas menções ao grande cão na literatura irlandesa ao longo dos séculos. Finn MacCumhaill, conhecido na história da Irlanda como um herói mitológico, tinha, segundo a lenda, mais de 500 Irish Wolfhounds. Dois deles, seus favoritos, Bran e Sceolan, diz a lenda, eram mágicos.
Uma curiosidade: o nome do cão, em gaélico, é apenas “Cu”. Sim, exatamente desta forma, que significa “lobo de guerra” ou “cão de guerra”.
A raça foi originalmente usada na caça de animais grandes, como veados, javalis e lobos. O Irish Wolfhound também era utilizado para lutas nos tempos de guerra.
Com o desaparecimento de lobos e alces dos campos irlandeses, há várias décadas, e com a exportação massiva de cães da raça para outros países, o Irish Wolfhound foi quase extinto na Irlanda.
Quem salvou o cãozinho na Ilha foi um capitão inglês chamado George Augustus Graham, que promoveu o cruzamento de alguns poucos Irish Wolfhound que ainda existiam na época, o que fez com a raça se perpetuar até os dias de hoje.
O Irish Wolfhound se tornou um grande símbolo de bravura e virou o apelido da Liga Nacional dos Times de Rugby (National Rugby League Team)!
Leia também: Como manter um pet na Irlanda
Apesar de circular no mundo dos gigantes, o Irish Wolfhound é superdócil, amável e adora ficar em ambientes com crianças. Não era um cão que se via na vizinhança, aliás, continua sendo assim.
A sua fama de ágil e exímio caçador o fez conhecido pelo mundo inteiro. Foi exportado para países como Grécia, Itália e, até, no Quênia foram vistos alguns exemplares, usados para caça aos leões.
Realmente, não é fácil encontrar um Irish Wolfhound andando com seu dono pelas ruas de uma cidade como Dublin, por exemplo. A raça precisa de espaço, e o melhor lugar para criá-la é em ambientes como campos ou casas com jardins grandes.
Mas tem um momento em que você poderá ver, com certeza, alguns exemplares do Irish Wolfhound passando bem na sua frente: no desfile do Dia de São Patrício, em 17 de março.
Nesta data, os cães da raça Irish Wolfhound sempre desfilam imponentes junto aos membros da Garda e com a Banda da Brigada de Incêndio Irlandesa (Dublin Fire Brigade’s Pipe and Drums).
Existe também o Irish Wolfhound Club of Ireland, onde você pode encontrar todo tipo de informação sobre a raça, conhece eventos e competições envolvendo os Wolfs e descobre onde conhecer um de perto.
E se você se empolgou e quer ter um gigante desses em casa, existe um programa chamado Rescue & Rehoming of an irish Wolfhound, no qual você pode se inscrever para adotar um Wolf .
De acordo com o site DogTime.com, existem alguns pontos necessários a se considerar antes de adotar um cão da raça Irish Wolfhoud. São eles:
Cães da raça Irish Wolfhound já estiveram, até mesmo, presentes nas páginas do Guinness Book. Em 2014, um cão chamado Farrell, que vive nos Estados Unidos, foi registrado como o cachorro mais longo do mundo, medindo 237 cm (93.17 inches) do nariz até a ponta da cauda.
Outro recorde foi batido em 2017 pelo cãozinho Keon, que tem a maior cauda do mundo, medindo 76,8 cm (30.2 in).
Leia também: Leis rigorosas controlam número de cães na Irlanda
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…