Segundo o relatório anual do Irish Funds (IF), em 2020 os ativos sob gestão em fundos de investimento domiciliados na Irlanda resultaram em um recorde de € 3,21 trilhões – representando crescimento de 9% em relação ao ano anterior e sendo o maior número já atingido antes.
A Associação da Indústria de Gestão de Fundos e Ativos da Irlanda também revelou que esse número ainda deve subir para mais de € 5 trilhões em 2025.
Mas o que o Irish Funds faz?
O IF é o órgão representativo da comunidade internacional de fundos de investimento na Irlanda. Ele representa gestores de fundos, bancos, administradores, firmas de consultoria e outras firmas especializadas envolvidas na indústria internacional de serviços de fundos no país.
Os membros vêm de todas as áreas da indústria de fundos internacionais e o Irish Funds apoia e complementa o desenvolvimento contínuo dela. A organização tem como objetivo melhorar e promover a Irlanda como o local de escolha para ser domicílio e administrar fundos de investimentos.
Apesar da pandemia, o ano de 2020 foi bem satisfatório para a Irlanda pois fortaleceu sua posição como pólo de investimento internacional entre os demais países europeus – os quais compõem o grupo European Fund and Asset Management Association (EFAMA).
Segundo os dados do relatório divulgado pela EFAMA, quase metade das entradas do fluxo de euros em fundos europeus (44,21%) foram para os fundos irlandeses.
O recorde alcançado foi reflexo de diversos fatores além do bom desempenho dos mercados de valores, mas também essencialmente pela saída do Reino Unido do bloco europeu.
Com o Brexit iniciado ano passado, 27 empresas financeiras entraram e/ou expandiram seus negócios no território irlandês aumentando ainda mais as movimentações desde janeiro de 2020.
Os principais tipos de fundos que o IF gerencia são as ETF`s (Exchange Traded Funds), MMF`s (Money Market Funds) e AIF`s (Alternative Investment Fund), o qual este último foi o carro chefe do aumento de 2020, mostrando que os investidores estão buscando diversificar mais seus investimentos em produtos alternativos.
Com quase 8.000 fundos domiciliados e mais de 14.000 fundos totais administrados aqui, a Irlanda tornou-se nos últimos 30 anos o segundo fundo de investimento da UE e o terceiro maior do mundo.
De acordo com dados da Irish Funds, a indústria irlandesa de fundos de investimento emprega atualmente pouco mais de 16.000 pessoas em gestão de ativos, depositários, administradores, consultores profissionais, agentes de transferência e outras empresas especializadas.
No entanto, com base no crescimento esperado nos próximos 5 anos – devido em parte às mudanças na legislação e à agenda de finanças sustentáveis em rápida evolução, a força de trabalho da indústria deve crescer para mais de 20.000 – isso mostra que o mercado para profissionais de investimentos no país também está a todo vapor e tem muitas oportunidades de emprego.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…